Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

FAJITAS DE CARNE

Esta receita faz parte do post almoço mexicano, veja aqui.

Fajitas nada mais são do que carnes e legumes (salteados), envolvidos por tortillas de trigo. São servidas com acompanhamentos, sendo os mais comuns: guacamole, sour cream, queijo amarelo, pico de gallo e alface picado. 

Quem ainda não viu o post sobre tortillas do blog da Melissa, veja. Ela explica muito bem sobre este ingrediente tão versátil e essencial na culinária mexicana.

O recheio das fajitas pode ser de frango, carne, camarão ou até mesmo uma mistura. Eu escolhi fazer de carne, com pimentões, cebolas. Já vi para comprar sachês de tempero pronto para fajita, que devem ser abertos e misturados a carne. Eu não recomendo usa-los, acho que deixam a carne com um sabor artificial. Prefiro preparar um recheio bem simples, com poucos ingredientes, mas ainda assim bem saboroso. 

Além de serem fáceis de preparar, uma outra vantagem é que cada pessoa pode preparar a sua fajita, com os acompanhamentos que preferir. Para isto, deve-se pegar uma tortilla, colocar o recheio de carne e os acompanhamentos no centro, deixando um espaço na "base" (aproximadamente 2 dedos), então dobre a base em direção ao recheio e enrole as laterais. Devem ser comidas com as mãos.

Esta quantidade de recheio é suficiente para 10-12 tortillas.






Ingredientes:

Recheio de carne:
  • 800g de contra filé limpo e cortado em tiras curtas e de espessura média (podem utilizar outras carnes macias, como filé mignon, alcatra etc...)
  • 1 pimentão vermelho médio (sem sementes e cortado em tiras)
  • 1 pimentão amarelo médio (sem sementes e cortado em tiras)
  • 1 cebola grande (corte em 4 e fatie)
  • 2 dentes de alho (amassados)
  • óleo de milho
  • pimenta chilli em pó (usei 1 colher de chá)
  • orégano mexicano (trouxe da viagem, pode ser substituído pelo nacional)
  • pimenta do reino
  • sal
Acompanhamentos:
  • tortillas de trigo (se não encontrarem pode substituir por Rap10)
  • guacamole (receita aqui)
  • sour Cream (receita aqui)
  • pico de Gallo (receita aqui)
  • alface em tiras
  • rúcula (não é mexicano, mas queria mais verduras na mesa)
  • queijo amarelo ralado
  • molho de pimenta

Modo de Preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Aqueça bem uma frigideira de fundo grosso (usei de ferro), adicione um pouco de óleo e coloque a carne aos poucos. Deixe que sele bem de todos os lados. Quando a carne estiver dourada, retire e reserve. Na mesma frigideira (adicione um pouco mais de oleo) coloque a cebola, o alho e o pimentão. Mexa por uns 2 minutos e volte a carne para a frigideira. Misture bem. Coloque a pimenta chilli e o oregano, e mexa para misturar. Acerte o sal e retire quando a carne estiver no ponto desejado e os vegetais "al dent"(cozidos, mas ainda com consistencia). Transfira para um recipiente e sirva junto com os acompanhamentos. 


Nota da Brunildinha:

Envolva as tortillas em papel aluminio (apertando bem) e leve ao forno pré aquecido (180 graus) por alguns minutos. Servi-las quentes deixa o prato mais gostoso.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

TACOS DE FRANGO

Esta receita faz parte do post almoço mexicano, veja aqui.

Tacos são tortilhas enroladas e recheadas. Já vi algumas vezes feitos com a tortilha normal (dobrada) e outras com a tortilha crocante (mais durinha) em formato de "concha" (foi este o tipo que encontrei no supermercado, com o nome de "taco shell"). Quem quiser saber mais sobre a tortilha, veja no blog da Melissa, tem um post muito legal sobre isto.
Eles podem ser recheados com diversos ingredientes, e normalmente são acompanhados de salsas, guacamole, sour cream e outros condimentos mexicanos.

Preparei um recheio de frango, bem fácil e gostoso. Ele também pode ser utilizado como fajitas. 





Ingredientes:
  • Tacos ou tortilhas
  • Guacamole (receita aqui)
  • Sour Cream (receita aqui)
  • Pico de Gallo (receita aqui)
  • Alface picado
  • Queijo cheddar
  • Molho de pimenta

Recheio:

  • 2 peitos de frango (sem pele e sem osso)
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 cebola fatiada fina (meia lua)
  • 2 pimentões (1 amarelo e 1 vermelho) cortados em tiras
  • páprica picante
  • suco de 1/2 limão
  • sal
  • pimenta do reino
  • óleo de milho


Modo de Preparo:

Corte o frango em pedaços (pequenos) e tempere com páprica, sal e pimenta do reino. Aqueça bem uma wok (ou frigideira grande) e coloque um pouco de óleo de milho. Adicione os pedaços de frango (aos poucos) e deixe até que dourem. Misture bem, para que fiquem dourados por inteiro. Acrescente o suco de limão, a cebola e os pimentões. Quando o frango estiver bem cozido, e os pimentões começarem a amolecer, é hora de retirar do fogo. Transfira para um recipiente e sirva com os acompanhamentos.

terça-feira, 22 de julho de 2014

ALMOÇO MEXICANO

Eu adoro comida mexicana. Quando morava em SP, ia com frequência em um restaurante muito bom, que ficava perto da minha casa. Porém isso mudou quando mudei para Guará. Apesar de alguns restaurantes servirem pratos Texmex (junção das cozinhas mexicana e texana), não existe um bom que seja especializado neste tipo de comida. Então fiquei um tempo sem comer. 

Recentemente estive no México, e isso me lembrou o tanto que essa culinária é rica. É uma mistura de ingredientes que juntos formam uma explosão de sabores!! Após uma semana lá, retornei com muita vontade de preparar os pratos que provei e também com muitos ingredientes na bagagem (quem me conhece sabe que uma das coisas preferidas em uma viagem é ir aos mercados locais em busca de ingredientes diferentes). Pedi algumas receitas para minha amiga Melissa, que mora lá. Alias, ela tem um blog muito legal contando sobre sua experiência no México.

Como queria preparar vários pratos, estava esperando uma oportunidade (no dia a dia sou apenas eu e meu marido em casa, então seria um exagero tanta coisa apenas para nós). No último fim de semana aproveitei que estava em SP e finalmente preparei um Almoço Mexicano para minha família. 



Comprei tortillas de trigo, tacos e totopos de milho. É fácil encontrar em supermercados, vi de duas marcas para vender. Mas caso não encontrem, podem substituir as tortillas por Rap10 e os totopos por Doritos (sabor original).

Para acompanhar, fiz guacamole, sour cream, pico de gallo, e recheios de frango e carne. Tudo isso servido com salsa verde, jalapeño em conserva, tabasco de habanero, alface, rúcula (sei que não é ingrediente mexicano, mas eu queria mais verde rs) e queijo ralado.

Dividi os preparos em três receitas:
Apesar da divisão, é bom lembrar que é possível trocar os recheios (por exemplo fajitas de frango ou tacos de carne), e também que os acompanhamentos (guacamole, sour cream, pico de gallo) servem para as três receitas. Aliás, isso que é bom na cozinha mexicana, é uma mistura muito boa e há diversos jeitos de comer o mesmo ingrediente. Por exemplo, a tortilla pode virar fajita, taco, burrito, quesadilla....muito versátil, né?

Tentei fazer as receitas sem muitas complicações, pois existem diversas maneiras de preparar cada uma delas, mas a minha escolha foi buscando praticidade e sabor. Espero que gostem!

Quem fizer me conte, vou adorar saber.

Até o próximo post! :)

TOTOPOS COM GUACAMOLE, SOUR CREAM E PICO DE GALLO

Esta receita faz parte do post almoço mexicano, veja aqui.

Totopos são triângulos crocantes feitos de milho e são muito comuns no México. Eles servem em todos (sem exagero, todos mesmo, rs) os lugares como entrada/aperitivo. Normalmente são servidos junto com salsas (roja e verde) e guacamole. É um excelente "tira gosto" e pode ser servido com diversos acompanhamentos. As minhas escolhas foram guacamole, sour cream, pico de gallo, jalapeño em conserva, salsa verde e queijo cheddar. Os três primeiros foram preparados por mim (as receitas estão abaixo), o jalapeño e a salsa foram alguns dos ingredientes que trouxe de viagem do México, e o queijo, comprei e ralei.




Onde encontrar totopos mexicanos? Em São Paulo sei que tem em alguns supermercados/empórios. Mas claro que se não for possível achar os autênticos, dá para substituir tranquilamente por Doritos sabor original. O Doritos é feito com milho (espiga e não farinha de milho como alguns outros salgadinhos). Eu conheci bem o processo de fabricação quando trabalhava na Pepsico, e esses dias vi uma reportagem que mostra exatamente como é (quem quiser conhecer clique aqui para ver). 


Comprei dois pacotes, mas um foi suficiente (também servi outros pratos). Deixe para abrir o pacote perto da hora de servir, assim se conserva a crocância.


Guacamole 

No Brasil, os guacamoles são diferentes dos servidos no México. Achei os que provei aqui muito temperados, o que mascarou o gosto leve do abacate. Durante a viagem ao México, os que provei eram simples, tinham a textura cremosa e eram deliciosos. Preparei inspirada neles, e gostei. O segredo é escolher um bom abacate, que precisa estar maduro. Normalmente levam também chiles serranos, mas como eu não tinha, não usei. Se quiserem uma receita com mais temperos é só pedir, eu coloco a outra que já fiz.


Ingredientes:
  • 1 abacate grande maduro (ou dois menores)
  • 1 limão
  • alho em pó
  • sal e pimenta do reino
  • tabasco 
Modo de preparocorte o(s) abacate(s) ao meio, descarte o(s) caroço(s) e retire a polpa. Transfira para um recipiente e amasse com um garfo. Tempere com o suco do limão, sal e pimenta tabasco. É bom servir logo após preparar, assim mantem o frescor.



Sour Cream

Dificílimo de achar por aqui, o creme azedo (sour cream) é fácil de fazer. Pesquisei algumas receitas e preparei uma que apesar de não ficar igual ao industrializado, ficou gostoso. Para quem mora em São Paulo, sei que vende no empório Santa Luzia.



Ingredientes:
  • 200g de creme de leite fresco
  • 1 limão médio
  • sal
Modo de preparocoloque o creme de leite em um bow pequeno, adicione o suco do limão, coloque uma pitada de sal e misture. É preciso deixar descansando por algum tempo (35-40 minutos), de preferência em um local quente. Após este tempo você notará que o creme de leite engrossou. Misture bem com uma colher e leve a geladeira até a hora de servir.


Pico de Gallo

Pico de gallo é uma salsa mexicana que lembra o vinagrete. É temperado com limão e leva coentro e pimenta em sua composição. É bem saboroso e possui diversas variações, escolhi uma receita simples, mas existem outras com mais ingredientes. As vezes é servido com a consistência mais liquida (para isso amassam um pouco o tomate antes de misturar os outros ingredientes).



Ingredientes:
  • 3 tomates cortados em cubos pequenos
  • cebola cortada em cubos pequenos
  • coentro picado
  • limão
  • 1/2 ou 1 pimenta jalapeño bem picada (se quiser mais suave retire as sementes)
  • pimenta do reino
  • sal
Modo de preparo: em um recipiente misture o tomate, a cebola, o coentro e a pimenta jalapeño. Tempere com limão, sal e pimenta do reino. Leve a geladeira até a hora de servir.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PAVÊ DE GOIABADA E MASCARPONE

Meu marido adora goiabada, para ele a sobremesa ideal é Romeu e Julieta. Eu, por outro lado, gosto de novidades e adoro experimentar coisas diferentes. Então a solução foi procurar variações da sobremesa favorita dele. Já fiz suflê com calda de catupiri, rocambole, bolo e agora foi a vez de fazer suflê. Peguei a receita daqui e alterei um pouquinho, o resultado ficou muito bom. Rende 6 porções. Optei por colocar em potinhos diferentes e as camadas em ordem diversa (cada um fiz de um jeito), apenas para testar como ficaria mais bonito; mas claro, o gosto é o mesmo!!





 Ingredientes
  • amêndoas trituradas 
  • 500g de queijo mascarpone
  • 250g de cream cheese
  • 1 fava de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (pode substituir por essência)
  • 300g de goiabada cascão
  • água a gosto (para amolecer a goiabada)

Modo de Preparo:
Corte a goiabada em cubos, transfira para uma panela, adicione um pouco de água e leve ao fogo para derreter. Esta etapa demora um pouquinho, e a quantidade de água vai depender de sua preferência. Eu deixei a minha bem cremosa. 
Prepare o creme de mascarpone: em uma batedeira coloque o mascarpone e o cream cheese e bata até ficar um creme  homogêneo. Adicione as sementes da fava de baunilha (só cortar a fava ao meio e raspar com uma faca para retirar as sementes), o açúcar e o extrato de baunilha e bata novamente. Monte as taças intercalando camada de amêndoas trituradas, goiabada e queijo mascarpone, na ordem que preferir. 


quinta-feira, 17 de julho de 2014

SALADA DE VAGEM

Assiti um video do chef Simon Hopking ensinando uma receita de "green bean salad with shallots & cream" que parecia deliciosa! Gente, realmente é!! O sabor do molho surpreende, eu e meu marido adoramos e com certeza farei mais vezes. O único ingrediente que não achei foi chalotas (shallots), são dificílimas de achar aqui no brasil, eu só vi uma vez no Santa luzia em São Paulo. Como não encontrei, substituiu por cebola diminuindo bastante a quantidade, já que a cebola tem um sabor mais forte. É um molho de sabores fortes, pois leva alho e cebola, mas apesar disso, o creme de leite e os demais ingredientes dão uma suavizada e  harmonizam os sabores. Quem fizer me conte o que achou. Rende 4 porções.




Ingredientes:
  • 2 colher de chá de mostarda Dijon (utilize a suave e não a que contem os grãos junto)
  • 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto 
  • 2 pequenos dentes de alho (preparar uma pasta amassando eles junto com sal marinho)
  • pimenta do reino branca moída na hora 
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem 
  • 125ml de creme de leite fresco
  • 400g de vagens (lave-as e retire as pontas)
  • 1 colher (sopa) de salsa picada 
  • 1/4 cebola pequena bem picadinha (a receita pede 1 chalota grande)
  • azeite de oliva extra-virgem (para servir por cima)


Modo de Preparo:

Para fazer o molho, coloque a mostarda, o vinagre, o azeite e a pimenta do reino em um recipiente grande e misture bem (bata com um fouet) até ficar homogêneo. Adicione a pasta feita com alho e sal, e em seguida, coloque o creme de leite. Continue mexendo (batendo com o fouet ) até espumar e engrossar, cuidado para não bater demais, pois o creme de leite pode "desandar". Experimente e se necessário acerte o tempero.
Encha uma panela grande com água, coloque sal e leve para ferver. Cozinhe as vagens por aproximadamente 3-4 minutos ou até ficar macio. Escorra as vagens e deixe que esfriem um pouco.
O chefe Hopkins recomenda colocar a cebola picadinha, a salsa, e as vagens no recipiente do molho, misturar tudo com as mãos e servir em seguida. Eu fiz de outra maneira, misturei a salsa e a cebola no molho, e na hora de servir apenas coloquei por cima das vagens (sem envolvê-las completamente, preferi fazer assim, pois isso possibilita que a pessoa dose a quantidade de molho que quer).  Quando a salada estiver no prato, regue com um pouco de azeite. É importante servir logo após temperar.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

VIEIRAS COM MOLHO DE BROWN BUTTER, ALCAPARRAS E AMÊNDOAS

Ano passado fui ao restaurante Kampa Park em Praga, e um dos pratos servidos foi vieira com um molho de manteiga delicioso! Achei que o sabor do molho combinou muito bem com o da vieira. Logo que voltei de viagem, pensei em preparar algo inspirado naquele prato, mas o tempo passou e não preparei. Então um dia desses vi esta receita da Martha Stewart que me lembrou daquele prato e reviveu a vontade de preparar vieiras ao molho de manteiga. A única modificação que eu fiz foi aumentar o numero de vieiras (as que eu comprei não eram tão grandes) e ficou muito boa!!! O molho ficou divino!! Não é uma receita light, mas com certeza é deliciosa. Fiz a receita para duas pessoas.


Ingredientes:

  • 12 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 colheres (sopa) de caldo de peixe (dê preferência a caldo caseiro, deixa o prato mais saboroso)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho 
  • 1/4 de xícara de alcaparras  picadas (coloque-as em água corrente para retirar o excesso de sal e depois pique-as) 
  • 3 colheres (sopa) de amêndoas tostadas laminadas
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • sal
  • pimenta do reino 
  • 2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 12 vieiras limpas 


Modo de Preparo:

Aqueça (fogo médio) 4 colheres de manteiga em uma panela pequena até que a manteiga fique com uma coloração castanha (leva de 3 a 5 minutos para acontecer, fique de olho para não queimar). Retire do fogo e deixe a brown butter esfriar por aproximadamente 5 minutos. 
Em uma panela média adicione o caldo de peixe e o vinagre, leve ao fogo médio e deixe ferver. Cozinhe até que o liquido reduza a 1 colher de sopa. Abaixe o fogo e aos poucos coloque o restante da manteiga (4 colheres), coloque 1 colher por vez e entre cada adição misture bem até a manteiga estar completamente incorporada ao liquido. Apague o fogo e adicione aos poucos na panela onde está a brown butter, é preciso misturar bem (com um fouet) enquanto você adiciona o liquido para emulsificar. Adicione as alcaparras, as amêndoas e a salsa. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve, mas mantenha o molho aquecido. 
aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande. Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino. Coloque as vieiras na frigideira e deixe até que fiquem douradas, leva aproximadamente 2 minutos (as minhas não ficaram douradas, mas resolvi não deixar mais tempo pois fiquei com medo que passassem do ponto). Vire o lado e deixe que dourem novamente (de 1 a 2 minutos).. Sirva imediatamente com o molho por cima. 

 Nota da Brunildinha:

Na receita original era servido como entrada, a minha servi como prato principal acompanhado de arroz branco. fica gostoso dos dois jeitos. no caso de servir como entrada, calcule 2 a 3 vieiras por pessoa.

domingo, 13 de julho de 2014

SALADA MORNA DE COUSCOUS MARROQUINO

Couscous marroquino é tão bom!! Desta vez preparei com cebola, tomate e aspargos e servi morno. Foi a entrada de um jantarzinho que preparei em Araraquara para alguns amigos. O modo de preparo é bem simples e a entrada agradou bastante. 


Ingredientes:
  • 1 xícara de couscous marroquino
  • 1 xícara de água
  • 2 tomates italianos (sem pele e sem sementes) picados em cubinhos pequenos
  • 1/2 cebola bem picada
  • 10 aspargos (pré cozidos no vapor) e picados em rodelas
  • sal
  • pimenta do reino
  • manteiga
  • azeite extra-virgem

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Transfira o couscous para um recipiente e adicione 1 xícara de água fervente sobre ele. Cubra com um pano e deixe hidratar por aproximadamente uns 10 minutos, descubra o recipiente e solte os grãos com um garfo. Em uma panela coloque a manteiga e refogue a cebola. Adicione os cubinhos de tomate e deixe até que comecem a se "desmanchar". Adicione o couscous e misture bem (o tomate já dissolvido dará um colorido aos grãos do couscous). Tempere bem com sal e pimenta do reino. Coloque os aspargos e deixe por alguns minutos no fogo, mexendo bem. Acrescente a salsa e misture. Na hora de servir regue com azeite extra virgem. 


NHOQUE AO MOLHO BÉCHAMEL COM BRÓCOLIS E BACON

Uma maneira gostosa de incrementar um pouco o molho béchamel. Acho que a combinação de bacon e brócolis é muito boa, e adoro preparar massa com esta dupla. Desta vez fiz um nhoque caseiro que servi com molho branco com pedacinhos de bacon e brócolis, ficou bem gostoso.




Ingredientes: 
  • 500g de nhoque de batata (já cozido)
  • 30g de manteiga
  • 30g de farinha de trigo
  • 500ml de leite gelado.
  • pimenta do reino branca moída
  • noz moscada moída
  • sal
  • 150g bacon (magro) cortado em cubinhos
  • 1 e 1/2 xícara de brócolis em pedaços


Modo de Preparo:

Em uma frigideira coloque os cubos de bacon e frite-os na própria gordura até ficarem dourados. Reserve. Na mesma frigideira coloque os pedaços de bacon e refogue rapidamente. Reserve.
Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga, depois adicione a farinha, mexa com um fouet por uns 3 minutos, isto formará uma mistura chamada roux. Adicione o leite sobre o roux, mexendo com o fouet sem parar. Quando o molho começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, não esquecendo de mexer constantemente (obs:Se o molho ficar muito grosso, você pode adicionar mais leite). Tempere com sal, pimenta do reino branca e um pouco de noz moscada. Adicione o bacon e o brócolis ao molho e misture bem. Experimente e se necessário acerte o tempero. Em um refratário coloque o nhoque misturado ao molho e polvilhe queijo ralado por cima, leve ao forno apenas para aquecer.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

TORTA SONHO DE VALSA

Mais uma receita de infância, quem sempre a preparava era a tia Vera. Meu afilhado, o Vitor, está passando uns dias em guará comigo e me disse que esta é a sobremesa que ele mais gosta. Então esta foi a oportunidade perfeita para prepará-la. Fazia anos (uns 10 anos no minimo) que não provava, e achei ela gostosa, mas bem doce para o meu paladar (não sou fã de coisas muito doces). Mas é uma sobremesa que normalmente agrada a todos, em especial as crianças.




Ingredientes:

Creme amarelo:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (utilize a lata de leite condensado como medida)
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 3 gemas (reserve as claras para utilizar no creme branco)
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga

Creme de chocolate:

  • 1 lata de leite condensado 
  • 1 lata de leite de vaca (utilize a lata de leite condensado como medida)
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (se utilizar achocolatado ficará mais doce)

Creme branco:
  • 3 claras 
  • 1 caixinha de creme de leite
Montagem:
  • 12 sonhos de valsa (picados) para o recheio
  • sonhos de valsa para decorar


Modo de Preparo:

Creme amarelo: bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo. Mexa constantemente até ferver e engrossar. Reserve.

Creme de chocolate: coloque todos os ingredientes em uma panela (obs: gosto de dissolver a maisena em um pouco de leite antes de adiciona-la a mistura, isto ajuda a não empelotar) e mexa constantemente até engrossar. reserve

Creme branco: bata as claras em neve e misture delicadamente o creme de leite até ficar homogêneo. reserve

Montagem: Em uma travessa (preferencialmente de vidro) adicione o creme amarelo formando uma camada. Coloque então os sonhos de valsa picados e por cima adicione uma camada com o creme de chocolate (obs: o creme de chocolate não pode estar quente, ou ele derreterá os sonhos de valsa). Faça a terceira e ultima camada com o creme branco e decore com sonhos de valsa (minha tia decorava com granulado). Leve a geladeira por algumas horas antes de servir.

Nota da Brunildinha: eu mantive o nome original da receita (torta de sonho de valsa), igual no caderno de receita de familia, apesar de achar que outro nome seria mais apropriado, pois nesta receita não temos uma massa, como nas receitas de torta.


domingo, 6 de julho de 2014

PEIXE ASSADO COM ALHO PORÓ, AZEITE E BATATINHAS

Peixe assado com alho poró, azeite e batatinhas. Apesar de fácil, o peixe fica cheio de sabor. Pode ser feito com qualquer peixe, desde que cortado em postas altas. Eu usei bacalhau fresco e ficou ótimo. 



Ingredientes:

Postas de peixe (usei bacalhau fresco)
pimenta do reino branca moída
4 talos de alho poró picados em rodelas
batatas bolinhas
limão (usei cravo)
azeite
sal

Modo de Preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta do reino branca e limão. Lave bem as batatas (com casca) e cozinhe-as em água com sal até que fiquem macias, porem não moles (cuidado para não cozinha-las demais). Em um refratário coloque um pouco de azeite, adicione as rodelas de alho poró, formando uma "cama", tempere com um pouco de sal e mexa para que o azeite envolva bem o alho poro. Por cima desta "cama"coloque as postas de peixe e as batatas, regue com azeite e leve ao forno pré aquecido até o peixe estar cozido. Na hora de servir o peixe e as batatas, adicione um pouco do azeite do refratário por cima.

sábado, 5 de julho de 2014

VOL-AU-VENT DE PALMITO

Vol-au-vent, apesar do nome diferente, nada mais é do que um "recipiente" feito com massa folhada, que depois de assado é recheado. A origem é francesa e o recheio pode ser doce ou salgado. Utilizando a massa pronta é muito fácil de preparar e uma ótima opção para servir para convidados. Escolhi recheio de palmito, pois normalmente agrada a todos, mas podem utilizar outros com preferência à recheios cremosos.  


Ingredientes:

Vol-au-vent
  • 1 pacote de mini vol-au-vent congelado (utilizei da marca arosa)
  • 1 ovo batido (para pincelar antes de assar)
Recheio de palmito
  • 1 vidro de palmito picado (cubos pequenos)
  • 1/2 cebola bem picada
  • 3 tomates italianos bem picados (sem sementes e sem pele)
  • salsa picada
  • 1/2 copo de leite
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal
  • pimenta do reino
Modo de preparo:

Comece pelo preparo do recheio. Em uma panela adicione a manteiga e refogue a cebola por alguns minutos. Coloque os tomates picados e continue mexendo até que os tomates se dissolvam um pouco. Para deixar a mistura mais cremosa eu adiciono um pouco de amido de milho dissolvido em leite (acrescente o leite com o amido de milho aos poucos, até atingir uma consistência cremosa) e misture constantemente. Adicione a salsa e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo e adicione o palmito picado.
Para assar os vol-au-vents siga as instruções da embalagem. Coloque-os em uma assadeira (deixando uma distância entre eles), aguarde descongelar em temperatura ambiente por aproximadamente 15 minutos. Pincele cada um deles com ovo batido e asse-os em forno (pré-aquecido) por aproximadamente 18 minutos (ou até dourarem). Após retirá-los do forno pressione o centro para formar o "buraquinho" onde colocaremos o recheio. Aqueça o recheio e coloque dentro dos vol-au-vents. Se preferir volte um pouco ao forno para aquecê-los antes de servir.

terça-feira, 1 de julho de 2014

SPAGHETTI AO MOLHO DE CAMARÃO

Preparei esta massa para a minha família no último final de semana em São Paulo. Foi bem rápida de fazer e a suavidade do molho agradou bastante. Eu utilizei camarões rosa grandes e o molho é suficiente apenas para envolver o macarrão (se você gostar de bastante molho, faça uma quantidade maior). Utilizei dill por achar que combina bastante com camarão, mas pode ser substituído por outra erva da sua preferência, como por exemplo salsa ou manjericão. A quantidade serve de 4 a 5 pessoas.






Ingredientes:

  • 400g de spaghetti
  • 25 unidades de camarões grandes (utilizei rosa)
  • lemon pepper
  • pimenta do reino branca moída
  • azeite
  • sal
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/2 cebola pequena bem picada
  • 300ml de vinho branco seco
  • 1 limão (suco)
  • 10g de dill picado
  • 200ml de Creme de leite fresco
  • queijo pecorino ralado

Modo de Preparo:

Tempere os camarões com sal, lemon pepper e um pouco de azeite.  Em uma frigideira grande (bem quente) grelhe os camarões aos poucos. Esta etapa é rápida, apenas até os camarões mudarem de cor dos dois lados. Reserve. Na mesma frigideira adicione uma colher de manteiga, o alho e a cebola, refogue por alguns minutos. Adicione o vinho (raspe bem com uma colher de pau no fundo da frigideira para liberar o sabor), coloque metade do dill e o limão. Deixe ferver e reduzir um pouco. Acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino branca. Adicione o dill (restante), duas colheres de manteiga  e misture bem. Deixe o molho apurar no fogo enquanto cozinha o spaghetti em água quente com sal. Quando O spaghetti estiver cozido, escorra a água mas reserve 1/2 xícara desta água. Se o seu molho estiver muito consistente acrescente um pouco desta água nele. Acrescente os camarões no molho e deixe por um minuto. Por último misture a massa com o molho (utilizei a panela onde cozinhei o macarrão para isso), deixe que o molho envolva bem o spaghetti. Transfira para uma travessa e sirva em seguida. Sirva acompanhado de queijo pecorino ralado.