Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 30 de novembro de 2014

BACALHAU À BRAZ

Bacalhau à Bráz é um prato bem típico de Portugal. É bem simples de preparar e ainda assim delicioso. Quando bem feito, é meu prato com bacalhau preferido. É feito com bacalhau em lascas, cebola, alho azeite, batata palha frita, ovos e azeitonas. Como são poucos ingredientes, é essencial utilizar de boa qualidade, e preparar a batata palha faz toda a diferença no sabor.


Ingredientes:
  • 400g de bacalhau em lascas (sem pele, sem espinhas e dessalgado)
  • 500g de batata asterix ralada e frita em óleo.
  • 5 ovos
  • 4 colheres (sopa) de azeite (quantidade aproximada)
  • 3 Cebolas
  • 2 dente de alho
  • azeitonas pretas portuguesas
  • sal e pimenta

Modo de Preparo:

Corte as cebolas de rodelas bem finas (utilizei um mandolim) e pique o alho bem fino (retire o miolo dele). Leve uma frigideira grande ao forno, coloque o azeite e adicione as cebolas. Mexa até as cebolas ficarem translúcidas, então coloque o alho e mexa por mais um minuto. Coloque as lascas de bacalhau e mexa para envolve-lo bem com o azeite e as cebolas (se necessário coloque um pouco mais de azeite). Quando estiver tudo bem envolvido, mexa por mais 3 minutos e abaixe o fogo. Experimente e veja se é necessário acertar o tempero. Bata os ovos e tempere-os com pimenta do reino e uma pitada de sal. Acrescente os ovos batidos ao bacalhau na frigideira e mexa continuamente até que os ovos fiquem cremosos e cozidos (porem sem endurecerem...a consistência é de creme). Transfira para uma outra travessa, coloque o restante da batata palha e as azeitonas. Sirva imediatamente.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

RECEITA SUÍÇA: SPÄTZLE COM CAVIAR E SALMÃO DEFUMADO

A Andréa, minha querida amiga que mora na Suíça, compartilhou mais uma receita com a gente. Ela preparou um Spätzle, que é uma massa bem comum por lá e também bastante consumida no sul da Alemanha, Áustria ocidental e Alsácia. Em algumas cidades do norte da Itália, é conhecida por Troffi.
A massa é feita com ovos, farinha e sal, porem algumas receitas, porem algumas receitas incluem também leite e água. Eu nunca vi esta massa para comprar aqui no Brasil, alguem sabe se tem? 



Spätzle é uma receita super tradicional suíça mas hoje o que eu fiz foi um Spätzle 'nouvelle cuisine' com ingredientes inusitados e bem diferentes do que é tradicionalmente feito.
Como no Brasil não existe o Späztle, você poderá fazer com nhoque ou spaghetti.
Refogar na manteiga aviação 1 cebola picada
Colocar o creme de leite - sem lactose e finalizar com um pouco de leite- também sem lactose até chegar numa boa consistência
Sal e pimenta
Por último acrescentar o caviar.
Dispor o fillet de salmão defumado por cima do Spätzle e um pouco de caviar para decorar.





segunda-feira, 24 de novembro de 2014

RECEITINHA FIT: CREME DE IOGURTE E RICOTA COM FRUTAS

Receitinha muito fácil e gostosa. Ótima para quando não queremos abusar muito das calorias. 



Ingredientes:

  • 200g de ricota (usei a de bufala, acho que fica mais cremoso)
  • 1 potinho de iogurte grego de baunilha
  • frutas (usei kiwi e physalis)
  • mel ou agave 


Modo de Preparo:

Coloque o iogurte e a ricota em uma batedeira e bata até ficar bem homogêneo e cremoso. Transfira para potinhos e leve para gelar. Na hora de servir, decore com frutas e adoce com mel (ou agave).



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

HAMBURGUINHO FUNCIONAL

Estes mini hamburguinhos além de gostosos são saudaveis. Bem fácil de preparar e ainda podem ser congelados.



Ingredientes:

  • 400g de carne moída (usei patinho)
  • 3/4 de xícara de quinoa real cozida
  • 1/2 cebola roxa em cubinhos
  • salsa picada
  • sal
  • pimenta-do-reino 
  • farinha de linhaça



Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a carne, a cebola, a quinua e a salsa. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione a farinha de linhaça aos poucos, misturando bem até sentir que a "massa" esta bem homogenea e que é possivel molda-la bem. Molde a massa no formato de mini hambúrgueres. Em uma frigideira (antiaderente) doure o hambúrguer dos dois lados (se necessário coloque um pouco de azeite). Eles podem ser assados também.

FILÉ DE FRANGO AO MOLHO DE VINHO, BACON E ALECRIM

Este molhinho para frango fica bem saboroso. É fácil e tudo é feito em apenas uma frigideira. Não utilizei farinha e nem maisena para engrossar, mas se você preferir pode usar. Para acompanhar servi com arroz branco com alho poró.


Ingredientes:
  • filés de frango
  • sal
  • pimenta do reino
  • fatias de bacon
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo 
  • 1 taça de vinho branco seco
  • ramos de alecrim
  • lascas de amêndoas (opcional)


Modo de preparo:

Corte o bacon, coloque em uma frigideira e leve ao fogo alto. Frite-o (na própria gordura)até ficar crocante. Reserve. Na mesma frigideira grelhe os filés de frango (temperados com sal e pimenta do reino), até ficarem bem dourados (se necessário pode acrescentar um pouco de manteiga ou azeite). Retire os filés e reserve. Acrescente uma taça de vinho branco, raspe bem o fundo para liberar o sabor o fundo e deixe reduzir. Acrescente folhas de alecrim. Adicione as amêndoas e misture. Volte o bacon e os filés para a frigideira e deixe aquecer. Acerte o sal, a pimenta do reino e sirva em seguida.


MASSA COM SALMÃO E CHAMPIGNON

Acho esta massa ótima para fazer no jantar, é um prato único bem completo, pois além da massa tem o salmão em lascas. Não tem molho, a massa apenas misturada aos demais ingredientes junto com um pouco de azeite. Se preferir com molho, adicione um pouco de creme de leite fresco.


Ingredientes:

350g de massa longa (usei spaghetti)
azeite extra virgem
400g de salmão fresco em pedaços (sem pele)
200g de champignon fatiado
sal
pimenta do reino
queijo grana padano ralado (opcional)

Modo de preparo:

Tempere o salmão com sal, pimenta do reino grelhe em uma frigideira (grande) com azeite. Deixe até ficar no ponto desejado. Junte o champignon e misture bem, se precisar coloque um pouco mais de azeite.  Cozinhe o macarrão em água com sal até ficar "al dent" e transfira para a frigideira com o salmão e o champignon. Misture bem e sirva com o queijo relado por cima.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RECEITA SUÍÇA: FONDUE CHINOISE

A minha querida amiga Andrea Simone (que é uma estilista incrivel, vejam aqui o site dela) preparou uma receita tradicional Suíça para compartilhar com a gente. Eu adorei a receita e vou preparar em breve para experimentar.



Morando aqui na Suiça a pouco mais de um ano e meio aprendi a fazer vários pratos típicos e são todos deliciosos... A batata e os queijos (suíços!!! ) estão sempre presente pois são ingredientes que aquecem nos rigorosos invernos que aqui temos. Hoje eu escolhi mostrar a receita do "Fondue chinoise", é exatamente este nome usado tanto para as partes alemã e italiana, como a francesa.

FONDUE CHINOISE



Como essa semana estou escrevendo sobre um prato típico suíço, vocês devem estar se perguntando: mas "chinoise" por que? Nem os suíços sabem me dizer ao certo. Mas lendo em alguns livros de receita suíços, a relação existente é somente por se tratar de um caldo ricamente temperado ( assim como o "Caldo mongol" ou "Caldo ao fogo" típico em muitas regiões da China...)
A "Fondue chinoise" é um prato típico de Natal o que propõe um ambiente super íntimo em família. Porém, aqui durante o inverno, todo dia pode ser um bom momento para degustar um super Fondue chinoise! Pequenos filets de carne, frango ou vitelo serão mergulhados neste caldo ricamente temperado e borbulhante!
A receita é muito simples e acrescentei o meu toque e vocês irão ver como...


Ingredientes para duas pessoas:
  • 400g de carne da sua escolha: frango, vitelo, carne vermelha fatiados com espessura de 0,5cm x 4cm x 5cm

Caldo para fazer o fondue:

Refogar no azeite 2 dentes de alho, 2 cebolas médias, acrescentar pimentão em fatias, batatas, cenoura e o que mais você queira para deixar este caldo bem saboroso.
Pimenta, sal, caldo de legumes 
Acrescentar a água ( +- 1litro)
1 1/2 copo de vinho tinto e deixar este molho reduzir um pouco ( esta é a minha sugestão e fica ótimo)

Acompanhamentos:
  • arroz
  • molho curry, molho de ervas 
  • salada 
  • mini legumes 
  • e também os legumes do caldo: ficam uma delícia!


O suporte para este caldo poderá ser o mesmo do fondue que todos conhecem. Mantenha este caldo bem aquecido e com a ajuda de um garfo mais longo, deixe a carne cozinhar nesse incrível "bouillon" temperado. En Guete appétit !

*Bouillon é o nome desse caldo para o Fondue chinoise.

Espero que gostem!


Dispor os pequenos filets de carne 



Esse é o suporte com a chama para aquecer o bouillon 







segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CREME DE PAPAIA COM LICOR DE CASSIS

Sobremesa bem brasileira! Acho super refrescante e uma delicia, mas o melhor é que é facílimo de preparar.


Ingredientes:

  • 1 kg de mamão papaia (sem casca e sem sementes) 
  • 1/2 pote de sorvete de creme (1/2 litro)
  • licor de cassis a gosto


Modo de preparo

Coloque o mamão no liquidificador e bata um pouco. Adicione o sorvete e bata até ficar uma mistura uniforme e com consistencia grossa. Transfira o creme de papaia para 6 taças e coloque licor de cassis por cima. Sirva em seguida.


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

STROGONOFF DE FILÉ MIGNON

Não estou conseguindo postar as receitas com a frequência que eu gostaria. Ultimamente as coisas estão bastante corridas, mas claro que sempre que possível colocarei receitinhas novas para vocês. Um dia desses preparei strogonoff de filé mignon. Existem diversas versões deste prato e para falar a verdade, cada vez que preparo, modifico alguma coisa. Apesar das diferentes receitas os acompanhamentos são sempre os mesmos: arroz e batata (palha ou frita). Quem resiste???



Ingredientes:
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 500kg de filé mignon em tiras finas 
  • 1 cebolas picadinha
  • 1/4 xícara de conhaque 
  • 150g de champignon fatiado 
  • 2 tomates bem picadinhos (sem pele e sem semente)
  • 1 colher (sopa) de molho de tomate (ou catchup)
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda de dijon
  • 60 ml de creme de leite fresco (ajuste conforme o seu gosto)
  • sal
  • pimenta do reino


Modo de Preparo:

Em uma frigideira grande, adicione uma colher de manteiga e doure a carne aos poucos (antes de colocar a carne, esquente bem a frigideira, pois é isso que irá ajudar a não juntar liquido). Reserve. Na mesma frigideira, coloque a manteiga restante e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para flambar. Deixe flambando até a chama apagar. Junte os champignons, acrescente os tomates, o molho de tomate e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe até perceber que está tudo incorporado, sem pedaços de tomate (aproximadamente uns 6 minutos). Incorpore o creme de leite (delicadamente) e deixe apurar um pouco. Sirva com arroz branco e batata palha.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MOUSSE DE MARACUJÁ COM CARDAMOMO

Vi esta receita no livro Pitadas da Rita Lobo e não pensei duas vezes antes de prepará-la. O cardamomo dá um toque especial a receita da mousse. Quem fizer me conta o que achou.

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 5 maracujás azedos
  • 8 bagas de cardamomos 


Modo de Preparo:

Abra as bagas de cardamomo, retire as sementes e amasse (utilize um pilão) até obter um pó. Em um liquidificador coloque a polpa de 4 maracujás. Bata rapidamente, apenas para que a polpa se solte das sementes. Passe por uma peneira. Lave e seque o copo do liquidificador e volte a polpa do maracujá coado para ele, junte o leite condensado, o pó do cardamomo e o creme de leite. Bata bem até a mistura ficar homogênea (cerca de 8 minutos). Transfira para um recipiente e leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, espalhe a polpa de 1 maracujá por cima.

FALSA SALADA MARROQUINA (COM QUINOA-REAL)

Esta  salada foi inspirada em uma salada marroquina, porem ao invés do trigo utilizei quinoa-real. Para o tempero, apenas sal, limão (raspas e suco) e azeite. Gosto de servir esta salada acompanhada de folhas, usei radicchio e alface. Como tinha alguns tomatinhos cereja coloquei no prato, mas eles não são necessários.



Ingredientes:
  • 1 xícara de quinoa-real em grãos cozida
  • 1 peito de frango cozido e desfiado 
  • 1 maçã verde (grande) cortada em cubinhos (assim que cortar passe os cubinhos no suco de limão para evitar que escureçam)
  • 1/2 xícara de uvas passas brancas (hidrate um pouco em água)
  • 1/2 xícara de salsa picada 
  • 1 cebola roxa pequena bem picada (coloque de molho em água gelada por meia hora e escorra bem)
  • 1/2 xícara de amêndoas em lascas
  • raspas de 1/2 limão
  • limão (suco)
  • azeite de oliva extra virgem
  • pimenta do reino moída
  • sal
Modo de Preparo:

Misture a quinoa-real, o frango, a maça (junto com o limão), a uva passa e a salsa. Tempere com sal, azeite, raspas de limão e pimenta do reino. Leve para a geladeira por meia hora. Antes de servir coloque as amêndoas e misture bem.