Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

HAMBURGUER DE PICANHA CASEIRO

Meu afilhado, o Vitinho, ficou alguns dias comigo em São Paulo. Como ele adora hambúrguer, resolvemos preparar em casa. 
Ele me ajudou a fazer e a decidir a carne: picanha. Você pode utilizar outra de sua preferência (só não pode ser uma carne magra, o ideal é que 20% do peso seja de gordura. Isso ajuda o hambúrguer a ficar com uma liga ideal). Essa quantidade de carne rendeu 7 hambúrgueres como o da foto.
A versão do Vitinho foi um hambúrguer tradicional, servido no pão, com salada e queijo cheddar. Para mim, coloquei queijo Gruyère e servi no prato, acompanhado de alface, tomate e cebolas douradas no azeite. 



Ingredientes:
  • 1 Kg de picanha moída (moída com a gordura)
  • 160g de bacon moído (opcional)
  • 1 cebola grande ralada
  • pimenta do reino
  • 1 colher (sopa) de salsa bem picada
  • sal

Modo de Preparo:

Em uma frigideira frite o bacon, quando ele estiver começando a dourar acrescente a cebola ralada e refogue bem. Coloque em um recipiente grande (será utilizado para misturar os demais ingredientes) e espere esfriar. Quando estiver frio, adicione a carne e tempere com pimenta do reino, sal e salsa. Leve o recipiente com a "massa" do hambúrguer a geladeira por uns 20 minutos (é importante que a carne esteja gelada antes de modelar). Se quiser hambúrgueres como os meus (altos e grandes), divida a massa em sete porções iguais e modele. Esquente bem uma frigideira/grelha, unte com azeite e adicione o hambúrguer (um por vez). Deixe grelhar por alguns minutos (sem mexer), vire e grelhe do outro lado. Adicione queijo e abafe para derreter (um truque é derrubar umas gotinhas de água na grelha quente e colocar a tampa em seguida, isso criará vapor e fará com que o queijo derreta mais rapidamente). Sirva no pão ou no prato, com os acompanhamentos que quiser.


2 comentários:

  1. Queria tanto!!! so faltou o pão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos outros eu coloquei o pão Fer, só no meu que não. Cortando carbo rs. Quando quiser eu faço pra vc!

      Excluir