Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RECEITA SUÍÇA: FONDUE CHINOISE

A minha querida amiga Andrea Simone (que é uma estilista incrivel, vejam aqui o site dela) preparou uma receita tradicional Suíça para compartilhar com a gente. Eu adorei a receita e vou preparar em breve para experimentar.



Morando aqui na Suiça a pouco mais de um ano e meio aprendi a fazer vários pratos típicos e são todos deliciosos... A batata e os queijos (suíços!!! ) estão sempre presente pois são ingredientes que aquecem nos rigorosos invernos que aqui temos. Hoje eu escolhi mostrar a receita do "Fondue chinoise", é exatamente este nome usado tanto para as partes alemã e italiana, como a francesa.

FONDUE CHINOISE



Como essa semana estou escrevendo sobre um prato típico suíço, vocês devem estar se perguntando: mas "chinoise" por que? Nem os suíços sabem me dizer ao certo. Mas lendo em alguns livros de receita suíços, a relação existente é somente por se tratar de um caldo ricamente temperado ( assim como o "Caldo mongol" ou "Caldo ao fogo" típico em muitas regiões da China...)
A "Fondue chinoise" é um prato típico de Natal o que propõe um ambiente super íntimo em família. Porém, aqui durante o inverno, todo dia pode ser um bom momento para degustar um super Fondue chinoise! Pequenos filets de carne, frango ou vitelo serão mergulhados neste caldo ricamente temperado e borbulhante!
A receita é muito simples e acrescentei o meu toque e vocês irão ver como...


Ingredientes para duas pessoas:
  • 400g de carne da sua escolha: frango, vitelo, carne vermelha fatiados com espessura de 0,5cm x 4cm x 5cm

Caldo para fazer o fondue:

Refogar no azeite 2 dentes de alho, 2 cebolas médias, acrescentar pimentão em fatias, batatas, cenoura e o que mais você queira para deixar este caldo bem saboroso.
Pimenta, sal, caldo de legumes 
Acrescentar a água ( +- 1litro)
1 1/2 copo de vinho tinto e deixar este molho reduzir um pouco ( esta é a minha sugestão e fica ótimo)

Acompanhamentos:
  • arroz
  • molho curry, molho de ervas 
  • salada 
  • mini legumes 
  • e também os legumes do caldo: ficam uma delícia!


O suporte para este caldo poderá ser o mesmo do fondue que todos conhecem. Mantenha este caldo bem aquecido e com a ajuda de um garfo mais longo, deixe a carne cozinhar nesse incrível "bouillon" temperado. En Guete appétit !

*Bouillon é o nome desse caldo para o Fondue chinoise.

Espero que gostem!


Dispor os pequenos filets de carne 



Esse é o suporte com a chama para aquecer o bouillon 







Nenhum comentário:

Postar um comentário