Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 30 de novembro de 2014

BACALHAU À BRAZ

Bacalhau à Bráz é um prato bem típico de Portugal. É bem simples de preparar e ainda assim delicioso. Quando bem feito, é meu prato com bacalhau preferido. É feito com bacalhau em lascas, cebola, alho azeite, batata palha frita, ovos e azeitonas. Como são poucos ingredientes, é essencial utilizar de boa qualidade, e preparar a batata palha faz toda a diferença no sabor.


Ingredientes:
  • 400g de bacalhau em lascas (sem pele, sem espinhas e dessalgado)
  • 500g de batata asterix ralada e frita em óleo.
  • 5 ovos
  • 4 colheres (sopa) de azeite (quantidade aproximada)
  • 3 Cebolas
  • 2 dente de alho
  • azeitonas pretas portuguesas
  • sal e pimenta

Modo de Preparo:

Corte as cebolas de rodelas bem finas (utilizei um mandolim) e pique o alho bem fino (retire o miolo dele). Leve uma frigideira grande ao forno, coloque o azeite e adicione as cebolas. Mexa até as cebolas ficarem translúcidas, então coloque o alho e mexa por mais um minuto. Coloque as lascas de bacalhau e mexa para envolve-lo bem com o azeite e as cebolas (se necessário coloque um pouco mais de azeite). Quando estiver tudo bem envolvido, mexa por mais 3 minutos e abaixe o fogo. Experimente e veja se é necessário acertar o tempero. Bata os ovos e tempere-os com pimenta do reino e uma pitada de sal. Acrescente os ovos batidos ao bacalhau na frigideira e mexa continuamente até que os ovos fiquem cremosos e cozidos (porem sem endurecerem...a consistência é de creme). Transfira para uma outra travessa, coloque o restante da batata palha e as azeitonas. Sirva imediatamente.


7 comentários:

  1. ai, Bruna, que vontaaaaaaaaade! Eu amo bacalhau, acredita que nunca fiz? Essa receita é ótima e parece simples de fazer, vou tentar ;-)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. UAU Bruna, eu AMO esse prato. Fiquei até com água na boca aqui...

    ResponderExcluir
  3. Hoje vai ser o jantar lá por casa ��

    ResponderExcluir