Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

BACALHOADA

Esta receita é feita na casa dos meus pais há muitos anos. Aprendi com a Nilce, que trabalha lá e é uma cozinheira excelente. Dessalgar o bacalhau e cortar os vegetais é trabalhoso, mas o preparo do cozido, no geral, é rápido. O ideal é utilizar uma panela de pressão no preparo do prato, mas também é possível fazê-lo no forno, embora o tempo de cocção aumente bastante. 
Após a páscoa o preço do bacalhau diminui, então que tal aproveitar para preparar esta deliciosa receita para um almoço em familia? A quantidade serve bem 6 pessoas.



                                                                                                                                                                           


      
Ingredientes:
  • 3 folhas de couve (usada para forrar o fundo da panela de pressão)
  • 500g de  tomates médios cortados em rodelas
  • 500g de  cebolas cortadas em rodelas
  • 500g de pimentões cortados em rodelas (gosto de utilizar verde, amarelo e vermelho)
  • 500g de batatas sem casca cortadas em rodelas grossas
  • 1,2 kg de postas altas de bacalhau dessalgado* (utilizei da variedade gadus morhua)
  • 1 pimenta dedo de moça picada em rodelas
  • 500 ml de azeite
  • salsa picada
  • 5 dentes de alho bem picados                                       

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão grande coloque as folhas de couve, forrando o fundo (a couve vai evitar que os demais ingredientes grudem no fundo da panela). Lembre-se que a panela de pressão não deve ser completamente cheia. Por segurança, o ideal é que ela esteja 1/3 vazia. Depois, faça camadas na seguinte ordem: tomates, pimentões, cebola. Coloque então as postas de bacalhau e, por cima, faça camadas de batatas, cebolas, e depois pimentões. Acrescente o alho, a salsa e a pimenta. Regue tudo com o azeite. Normalmente o sal do bacalhau é suficiente para temperar os vegetais, mas você poderá ajustar no final, se precisar. Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e retire a pressão antes de abrir a panela. Veja se os vegetais estão cozidos (principalmente a batata), e também experimente para acertar o tempero. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado de arroz branco.


* Nota da Brunildinha:

Lave o bacalhau para retirar o excesso de sal, a pele e as espinhas. Se necessário, corte-o para facilitar o manuseio. Coloque os pedaços em uma travessa grande com bastante água gelada (utilize 1 parte de bacalhau para 2 partes de água, pois o bacalhau aumenta de tamanho quando hidratado). Mantenha a travessa na geladeira, e troque a água 3 vezes ao dia. O tempo da dessalga depende da altura da posta. Li uma regra que dizia ser necessário 24 horas de molho para cada 1 cm de posta. Eu sempre deixo 1 dia e experimento um pedacinho para ver se está bom... vou controlando até ficar em um ponto onde o sal esta ok para o meu gosto. Quando você sentir o mesmo, retire a travessa da geladeira e escorra a água.

Um comentário: