Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PAPPARDELLE AO MOLHO ALFREDO COM FRANGO

Eu adoro molho alfredo, mas aquele feito da maneira tradicional, sem creme de leite (normalmente acrescentado em excesso a esta receita). A receita original (e mais gostosa, pra mim) leva apenas manteiga e queijo, mas claro que para o molho ficar gostoso estes ingredientes têm que ser de excelente qualidade. Utilizei a receita do chefe Marco Renzetti, adaptando algumas coisas. Gosto de usar manteiga francesa e um bom queijo grana padano (ralado na hora). Para deixar a receita mais ao gosto do meu marido (acho que já comentei que para ele, refeição tem que ter alguma carne) adicionei cubinhos de frango grelhados e bem temperados. Ficou muito bom.
A receita é bem fácil, o mais complicadinho é acertar a temperatura. O queijo derrete entre 75 e 85 graus, então se você ultrapassar muito esta temperatura, corre o risco de seu queijo ficar "chiclete", e se a temperatura ficar muito abaixa, seu molho poderá não ficar cremoso.






Ingredientes:
  • 350 gramas de massa longa (utilizei pappardelle, mas a receite tradicional pede fettuccine)
  • 30 gramas de manteiga
  • 200 gramas de queijo grana padano (pode ser parmigiano reggiano)
  • Água do cozimento do macarrão
  • Sal grosso
  • azeite
  • 1 peito de frango cortado em cubinhos
  • lemon pepper
  • sal 

Modo de preparo:

Tempere os cubinhos de frango com lemon pepper e sal. Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure os cubinhos de frango. Deixe que fiquem bem dourados e reserve (mas mantenha aquecido).
Coloque bastante água em uma panela, e leve-a ao fogo. Quando a água estiver fervendo coloque um pouco de sal grosso (10 gramas de sal para cada litro de água) e adicione a massa. Deixe cozinhar até a massa ficar "al dente", escorra-a e reserve a água do cozimento.
Em uma travessa coloque metade da manteiga, 3/4 do queijo e um pouco da água do cozimento (apenas o suficiente para obter uma pasta cremosa e fluida). Separe 1 xícara da água do cozimento e deixe reservada. Coloque a massa na travessa e acrescente o restante do queijo. Misture bem com ajuda de um garfo e uma colher, fazendo o movimento de baixo para cima. Se a mistura ficar muito espessa, coloque mais um pouco da água do cozimento. Coloque os cubos de frango por cima e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário