Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

SALADA DE VAGEM

Assiti um video do chef Simon Hopking ensinando uma receita de "green bean salad with shallots & cream" que parecia deliciosa! Gente, realmente é!! O sabor do molho surpreende, eu e meu marido adoramos e com certeza farei mais vezes. O único ingrediente que não achei foi chalotas (shallots), são dificílimas de achar aqui no brasil, eu só vi uma vez no Santa luzia em São Paulo. Como não encontrei, substituiu por cebola diminuindo bastante a quantidade, já que a cebola tem um sabor mais forte. É um molho de sabores fortes, pois leva alho e cebola, mas apesar disso, o creme de leite e os demais ingredientes dão uma suavizada e  harmonizam os sabores. Quem fizer me conte o que achou. Rende 4 porções.




Ingredientes:
  • 2 colher de chá de mostarda Dijon (utilize a suave e não a que contem os grãos junto)
  • 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto 
  • 2 pequenos dentes de alho (preparar uma pasta amassando eles junto com sal marinho)
  • pimenta do reino branca moída na hora 
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem 
  • 125ml de creme de leite fresco
  • 400g de vagens (lave-as e retire as pontas)
  • 1 colher (sopa) de salsa picada 
  • 1/4 cebola pequena bem picadinha (a receita pede 1 chalota grande)
  • azeite de oliva extra-virgem (para servir por cima)


Modo de Preparo:

Para fazer o molho, coloque a mostarda, o vinagre, o azeite e a pimenta do reino em um recipiente grande e misture bem (bata com um fouet) até ficar homogêneo. Adicione a pasta feita com alho e sal, e em seguida, coloque o creme de leite. Continue mexendo (batendo com o fouet ) até espumar e engrossar, cuidado para não bater demais, pois o creme de leite pode "desandar". Experimente e se necessário acerte o tempero.
Encha uma panela grande com água, coloque sal e leve para ferver. Cozinhe as vagens por aproximadamente 3-4 minutos ou até ficar macio. Escorra as vagens e deixe que esfriem um pouco.
O chefe Hopkins recomenda colocar a cebola picadinha, a salsa, e as vagens no recipiente do molho, misturar tudo com as mãos e servir em seguida. Eu fiz de outra maneira, misturei a salsa e a cebola no molho, e na hora de servir apenas coloquei por cima das vagens (sem envolvê-las completamente, preferi fazer assim, pois isso possibilita que a pessoa dose a quantidade de molho que quer).  Quando a salada estiver no prato, regue com um pouco de azeite. É importante servir logo após temperar.

4 comentários:

  1. Normalmente, quando a receita pede por shallots, eu uso mini-cebolas. Elas têm um sabor mais adocicado e menos forte que as cebolas comuns. Parece ser uma delícia esse molho!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de vagem mas com esse molho delícia eu até comeria, parece muito bem temperado.

    ResponderExcluir
  3. é, eu já desisti de fazer uma receita que peguei num site estrangeiro por não ter a menor noção do que poderia vir a ser uma chalota, hahaha, mas se dá para fazer a substituição pela cebola, vou correndo procurar a tal receita de novo... Adorei a sua também, nada como comer vagem com um twist ;-)

    Obrigada pela mensagem carinhosa no meu post de niver, adorei <3
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Brunildinha!Que idéia ótima! Deve ficar realmente maravilhoso!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir