Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

VIEIRAS COM MOLHO DE BROWN BUTTER, ALCAPARRAS E AMÊNDOAS

Ano passado fui ao restaurante Kampa Park em Praga, e um dos pratos servidos foi vieira com um molho de manteiga delicioso! Achei que o sabor do molho combinou muito bem com o da vieira. Logo que voltei de viagem, pensei em preparar algo inspirado naquele prato, mas o tempo passou e não preparei. Então um dia desses vi esta receita da Martha Stewart que me lembrou daquele prato e reviveu a vontade de preparar vieiras ao molho de manteiga. A única modificação que eu fiz foi aumentar o numero de vieiras (as que eu comprei não eram tão grandes) e ficou muito boa!!! O molho ficou divino!! Não é uma receita light, mas com certeza é deliciosa. Fiz a receita para duas pessoas.


Ingredientes:

  • 12 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 colheres (sopa) de caldo de peixe (dê preferência a caldo caseiro, deixa o prato mais saboroso)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho 
  • 1/4 de xícara de alcaparras  picadas (coloque-as em água corrente para retirar o excesso de sal e depois pique-as) 
  • 3 colheres (sopa) de amêndoas tostadas laminadas
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • sal
  • pimenta do reino 
  • 2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 12 vieiras limpas 


Modo de Preparo:

Aqueça (fogo médio) 4 colheres de manteiga em uma panela pequena até que a manteiga fique com uma coloração castanha (leva de 3 a 5 minutos para acontecer, fique de olho para não queimar). Retire do fogo e deixe a brown butter esfriar por aproximadamente 5 minutos. 
Em uma panela média adicione o caldo de peixe e o vinagre, leve ao fogo médio e deixe ferver. Cozinhe até que o liquido reduza a 1 colher de sopa. Abaixe o fogo e aos poucos coloque o restante da manteiga (4 colheres), coloque 1 colher por vez e entre cada adição misture bem até a manteiga estar completamente incorporada ao liquido. Apague o fogo e adicione aos poucos na panela onde está a brown butter, é preciso misturar bem (com um fouet) enquanto você adiciona o liquido para emulsificar. Adicione as alcaparras, as amêndoas e a salsa. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve, mas mantenha o molho aquecido. 
aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande. Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino. Coloque as vieiras na frigideira e deixe até que fiquem douradas, leva aproximadamente 2 minutos (as minhas não ficaram douradas, mas resolvi não deixar mais tempo pois fiquei com medo que passassem do ponto). Vire o lado e deixe que dourem novamente (de 1 a 2 minutos).. Sirva imediatamente com o molho por cima. 

 Nota da Brunildinha:

Na receita original era servido como entrada, a minha servi como prato principal acompanhado de arroz branco. fica gostoso dos dois jeitos. no caso de servir como entrada, calcule 2 a 3 vieiras por pessoa.

2 comentários:

  1. Nunca fiz vieiras, taí uma ótima receita para começar. Vou salvar!
    O molho soa incrível mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizer me conte o que achou! O bom é que dá pra usar o molho com outros pratos, acho que com peixe grelhado deve ficar uma delicia :) Bjs

      Excluir