Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

terça-feira, 22 de julho de 2014

TOTOPOS COM GUACAMOLE, SOUR CREAM E PICO DE GALLO

Esta receita faz parte do post almoço mexicano, veja aqui.

Totopos são triângulos crocantes feitos de milho e são muito comuns no México. Eles servem em todos (sem exagero, todos mesmo, rs) os lugares como entrada/aperitivo. Normalmente são servidos junto com salsas (roja e verde) e guacamole. É um excelente "tira gosto" e pode ser servido com diversos acompanhamentos. As minhas escolhas foram guacamole, sour cream, pico de gallo, jalapeño em conserva, salsa verde e queijo cheddar. Os três primeiros foram preparados por mim (as receitas estão abaixo), o jalapeño e a salsa foram alguns dos ingredientes que trouxe de viagem do México, e o queijo, comprei e ralei.




Onde encontrar totopos mexicanos? Em São Paulo sei que tem em alguns supermercados/empórios. Mas claro que se não for possível achar os autênticos, dá para substituir tranquilamente por Doritos sabor original. O Doritos é feito com milho (espiga e não farinha de milho como alguns outros salgadinhos). Eu conheci bem o processo de fabricação quando trabalhava na Pepsico, e esses dias vi uma reportagem que mostra exatamente como é (quem quiser conhecer clique aqui para ver). 


Comprei dois pacotes, mas um foi suficiente (também servi outros pratos). Deixe para abrir o pacote perto da hora de servir, assim se conserva a crocância.


Guacamole 

No Brasil, os guacamoles são diferentes dos servidos no México. Achei os que provei aqui muito temperados, o que mascarou o gosto leve do abacate. Durante a viagem ao México, os que provei eram simples, tinham a textura cremosa e eram deliciosos. Preparei inspirada neles, e gostei. O segredo é escolher um bom abacate, que precisa estar maduro. Normalmente levam também chiles serranos, mas como eu não tinha, não usei. Se quiserem uma receita com mais temperos é só pedir, eu coloco a outra que já fiz.


Ingredientes:
  • 1 abacate grande maduro (ou dois menores)
  • 1 limão
  • alho em pó
  • sal e pimenta do reino
  • tabasco 
Modo de preparocorte o(s) abacate(s) ao meio, descarte o(s) caroço(s) e retire a polpa. Transfira para um recipiente e amasse com um garfo. Tempere com o suco do limão, sal e pimenta tabasco. É bom servir logo após preparar, assim mantem o frescor.



Sour Cream

Dificílimo de achar por aqui, o creme azedo (sour cream) é fácil de fazer. Pesquisei algumas receitas e preparei uma que apesar de não ficar igual ao industrializado, ficou gostoso. Para quem mora em São Paulo, sei que vende no empório Santa Luzia.



Ingredientes:
  • 200g de creme de leite fresco
  • 1 limão médio
  • sal
Modo de preparocoloque o creme de leite em um bow pequeno, adicione o suco do limão, coloque uma pitada de sal e misture. É preciso deixar descansando por algum tempo (35-40 minutos), de preferência em um local quente. Após este tempo você notará que o creme de leite engrossou. Misture bem com uma colher e leve a geladeira até a hora de servir.


Pico de Gallo

Pico de gallo é uma salsa mexicana que lembra o vinagrete. É temperado com limão e leva coentro e pimenta em sua composição. É bem saboroso e possui diversas variações, escolhi uma receita simples, mas existem outras com mais ingredientes. As vezes é servido com a consistência mais liquida (para isso amassam um pouco o tomate antes de misturar os outros ingredientes).



Ingredientes:
  • 3 tomates cortados em cubos pequenos
  • cebola cortada em cubos pequenos
  • coentro picado
  • limão
  • 1/2 ou 1 pimenta jalapeño bem picada (se quiser mais suave retire as sementes)
  • pimenta do reino
  • sal
Modo de preparo: em um recipiente misture o tomate, a cebola, o coentro e a pimenta jalapeño. Tempere com limão, sal e pimenta do reino. Leve a geladeira até a hora de servir.

3 comentários:

  1. pessoal Nacho&Cia em SP, lá tem os totopos e outros produtos!!!! TUDO ORIGINAL

    ResponderExcluir
  2. pessoal Nacho&Cia em SP, lá tem os totopos e outros produtos!!!! TUDO ORIGINAL

    ResponderExcluir
  3. Villa Buena tem totopos, tacos, tortilhas e outros produtos e vendem direto para consumidor.

    ResponderExcluir