Literalmente Osso Buco significa osso com buraco. É uma especialidade de Milão e tradicionalmente é acompanhado do Risoto Milanês.
Foi a primeira vez que preparei este prato, pesquisei bastante e optei por adaptar a receita do livro "buon appetito". Diferente de outras que vi, esta não leva tomates e segundo os autores é a versão tradicional de Milão. Explicam também que o ossobuco preparado com tomates deve ser acompanhado de batatas ou polentas, ao invés do Risoto Milanês.
O preparo é fácil, mas é demorado. É preciso brasear a carne por 2 horas em fogo baixo, mas garanto que compensa, fica muito bom!
O preparo é fácil, mas é demorado. É preciso brasear a carne por 2 horas em fogo baixo, mas garanto que compensa, fica muito bom!
Ingredientes:
- 2 ossobucos com 5 cm de espessura (aproximadamente 500kg)
- 3 colheres (sopa) azeite
- 1/2 cebola grande bem picada
- 1 cenoura (média) em cubinhos
- 2 talos de aipo em cubinhos
- 2 folhas de louro
- 2 folhas de sálvia
- 1/2 ramo de alecrim
- 50ml de vinho branco seco
- 500ml de caldo de carne ou frango (usei de frango por achar mais suave)
- 1 laranja pequena (raspas)
- farinha de trigo
- sal
- pimenta do reino (moída na hora)
Modo de Preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta do reino e passe pela farinha (retire o excesso). Aqueça o azeite em uma panela e deixe a carne dourar por cerca de 5-6 minutos de cada lado. Reserve.
Na mesma panela, coloque a cebola, a cenoura, o aipo e as folhas de louro. Refogue por aproximadamente 8 minutos, até a cebola amolecer. Acrescente o vinho e raspe o fundo para liberar os sabores do fundo da panela. Volte a carne para a panela, coloque o caldo, a sálvia, o alecrim e as raspas de laranja. Deixe ferver, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 2 horas (deixe até a carne ficar macia). Verifique de vez em quando e se precisar acrescente um pouco mais de caldo. Acerte o tempero do molho e sirva quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário