Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

RISOTO DE PALMITO

Tem um recheio de palmito que utilizo em panquecas que eu amo, usei os ingredientes dele como inspiração para este risoto e ficou muito bom! Leve, cremoso e bem saboroso. 
No instagram (@receitinhasdabrunildinha) disse que colocaria a receita no começo desta semana, peço desculpas...os dias foram tão corridos que não consegui. Espero que gostem!






Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz carnaroli (ou arboreo)
  • 1,5l de caldo de legumes* (pode ser que você não utilize toda esta quantidade)
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 cebola pequena (bem picada)
  • 2 dentes de alho (bem picados)
  • 3 tomates maduros (sem casca e sem sementes) bem picados
  • 1 vidro de palmito (cortados)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • queijo parmesão
  • salsa picada
  • pimenta do reino (moída na hora)
  • sal


Modo de Preparo:

Leve uma panela ao fogo com o caldo e deixe ferver, mantenha em fogo baixo. Em outra panela, coloque o alho, a cebola com 1 colher de manteiga e refogue por aproximadamente 2 minutos. Adicione o arroz e mexa por mais um minuto. Acrescente o vinho, misture bem até o líquido ser absorvido. Coloque o tomate, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Aos poucos coloque conchas do caldo de legumes (coloque a primeira concha e misture bem até o liquido ser absorvido, então coloque outra e misture... faça este processo por aproximadamente 17 minutos ou até o risoto estar cozido, para saber o ponto é preciso experimentar). Não deixe o líquido secar na última adição de caldo, para seu risoto não ficar ressecado.Quando o risoto estiver "al dent", coloque o queijo parmesão e a salsa. Misture bem. Coloque o palmito e misture delicadamente. Experimente e, se necessário, acerte o tempero. Sirva em seguida.


* Nota da Brunildinha:

Sempre que possível utilize caldo caseiro pois o resultado compensa. Já escrevi um pouco sobre caldos, inclusive com uma receitinha de caldo que pode ser preparado em 30 minutos, veja aqui. 
Quando for utilizar palmito em pratos quentes, acrescente sempre no final do preparo. isto faz com que o palmito mantenha a consistência.
Neste risoto não exagere na quantidade de salsa para não mascarar o sabor do palmito.

7 comentários:

  1. Eu amo risotto de palmito, mas aqui nas Filipinas, não tem palmito, acredita? Muita tristeza!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, iria sentir muita falta de palmito, eu amo!!! Beijos

      Excluir
  2. Você e seus risotos hein, fico aqui morrendo de vontade. Depois dessa vou até para o que estava fazendo e almoçar... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes penso se devo colocar mais receitas de risoto de tantas que já tem por aqui rsrsrs, mas eu acho tão pratico que não canso de preparar!!! Beijos

      Excluir
  3. Amore, o que sugere de acompanhamento? Acha que um medalhão de filé mignon fica legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que medalhão acompanha muito bem este risoto :)

      Excluir