Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

RISOTO DE QUEIJO BRIE COM ERVAS

Tem dias que tudo o que queremos é uma comidinha gostosa e reconfortante e este risoto atende os requisitos. Comidinha que faz sucesso. Rende 4 porções (como prato principal), ou 6 (como acompanhamento).


Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz arbóreo 
  • 100g de queijo brie em cubos
  • 1 cebola picada em cubos pequenos
  • 1/2 xícara de vinho branco seco (usei savignon blanc)
  • 1,5 litro de caldo de frango ou legumes (pode ser que você não use a quantidade toda)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • ervas frescas (usei alecrim, manjericão e salsa)
  • pimenta-do-reino
  • sal 

Modo de Preparo:

Aqueça o caldo (mantenha-o em fogo baixo, você precisará dele quente). Em outra panela, aqueça 2 colheres de manteiga e refogue a cebola (aproximadamente uns 2 minutos). Adicione o arroz arbóreo e continue mexendo por mais um minuto. Coloque o vinho e misture bem, até perceber que ele evaporou. Tempere com sal e pimenta do reino. Aos poucos coloque conchas do caldo na panela do risoto (uma após a outra, misturando bem, e esperando o líquido ser absorvido antes de colocar a próxima). Faça este processo até o arroz ficar "al dent" (leva aproximadamente uns 15 minutos - é preciso experimentar para saber o ponto). Após colocar a última concha de caldo, adicione as ervas frescas picadas e continue mexendo até o caldo ser absorvido (não deixe o liquido secar completamente, pois seu risoto ficará ressecado). Por último, misture uma porção generosa de queijo parmesão, o queijo brie e se perceber que o risoto está um pouco seco, coloque mais um pouco de caldo. Acerte o tempero (se precisar) e desligue o fogo, tampe a panela e deixe 2 minutos. Retire a tampa, mexa o risoto vigorosamente e sirva em seguida.


15 comentários:

  1. Hummmmm vou fazer esse fim de semana! :) Beijos amiga Barbie gourmet!

    ResponderExcluir
  2. Amo queijo brie. Deve ser uma delícia. Esse fim de semana vou tentar o de gorgonzola.

    Beijocas
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, alias sou fã de queijos!!! O de gorgonzola fica muito bom!! Beijos

      Excluir
  3. como se faz o caldo de legumes, já compra pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receita basica de caldo de legumes: em uma panela, coloque 1 cebola grande (cortada em quatro), 2 cenouras (cortadas em fatias grossas), 2 talos de salsão (cortados em fatias de 5 cm), folhas de 1 dos talos de salsão, 2 folhas de louro, 3 cravos-da-índia, 5 grãos de pimenta do reino e 2 litros de água. Leve a panela ao fogo e quando começar a ferver, diminua a intensidade e deixe a mistura cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo.

      Excluir
    2. Essa receita deve ficar show Hum!

      Excluir
  4. Vou tentar fazer..... Não tenho certeza que vou conseguir... Pelo menos eu tentarei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, consegue sim :) Depois volte para me contar como ficou

      Excluir
  5. Tem alguma dica de acompanhamento para esse risoto?

    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele acompanha bem carne bovina ou de frango :)

      Excluir
  6. Estou fazendo a receita hoje..obrigado pela sugestao , retorno depois o resultado..nao acha o alecrim um pouco forte demais nesse caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ervas são a gosto, se achar o gosto do alecrim muito forte é só omitir ou substituir por outra erva. Obrigada pela visita e retorne para contar o que achou :)

      Excluir