Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 28 de setembro de 2014

RISOTO MILANÊS

Risoto clássico que acompanha o Ossobuco Milanês. É preparado com açafrão, especiaria que confere a coloração única e o sabor marcante. Como o açafrão é a estrela deste prato, é essencial utilizar um de qualidade. 




Ingredientes:
  • 1 xícara de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli ou vialone nano)
  • 1 cebola bem picada
  • 1 litro de caldo de frango ou de carne
  • 1/4 de tablete de manteiga
  • 0,5g de pistilos de açafrão*
  • 30g de queijo parmesão ralado na hora
  • sal
  • pimenta do reino (moída na hora)


Modo de Preparo:

Coloque o caldo para ferver. Após ferver, mantenha-o em fogo baixo. Em uma panela coloque o azeite, metade da manteiga e refogue a cebola por aproximadamente 7 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 1 minuto. Comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez. Espere o caldo ser absorvido antes de acrescentar a próxima concha e mexa constantemente. Depois de 10 minutos cozinhando o arroz, junte o açafrão. Continue com o processo (acrescentar concha de caldo e mexer até ser absorvido) até que o arroz esteja cozido "al dent". Adicione o restante da manteiga, o queijo parmesão, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Sirva sozinho ou como acompanhamento do ossobuco.



Nota da Brunildinha:

O açafrão em pó se dissolve com mais facilidade, mas caso utilize os pistilos você pode colocá-los em uma colher de metal e colocar sobre a chama do fogão. Eles irão ficar tostados e quando esfriarem você conseguira amassa-los até virarem pó facilitando o preparo.

2 comentários:

  1. Eu AMO risotto! Assim entao bem acompanhado melhor ainda!!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!
    Me ajude a tornar o Barbaridades ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu também adoro...acho que dá pra perceber pela quantidade de receitas de risoto por aqui rs Beijos

      Excluir