Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 28 de setembro de 2014

RISOTO MILANÊS

Risoto clássico que acompanha o Ossobuco Milanês. É preparado com açafrão, especiaria que confere a coloração única e o sabor marcante. Como o açafrão é a estrela deste prato, é essencial utilizar um de qualidade. 




Ingredientes:
  • 1 xícara de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli ou vialone nano)
  • 1 cebola bem picada
  • 1 litro de caldo de frango ou de carne
  • 1/4 de tablete de manteiga
  • 0,5g de pistilos de açafrão*
  • 30g de queijo parmesão ralado na hora
  • sal
  • pimenta do reino (moída na hora)


Modo de Preparo:

Coloque o caldo para ferver. Após ferver, mantenha-o em fogo baixo. Em uma panela coloque o azeite, metade da manteiga e refogue a cebola por aproximadamente 7 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 1 minuto. Comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez. Espere o caldo ser absorvido antes de acrescentar a próxima concha e mexa constantemente. Depois de 10 minutos cozinhando o arroz, junte o açafrão. Continue com o processo (acrescentar concha de caldo e mexer até ser absorvido) até que o arroz esteja cozido "al dent". Adicione o restante da manteiga, o queijo parmesão, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Sirva sozinho ou como acompanhamento do ossobuco.



Nota da Brunildinha:

O açafrão em pó se dissolve com mais facilidade, mas caso utilize os pistilos você pode colocá-los em uma colher de metal e colocar sobre a chama do fogão. Eles irão ficar tostados e quando esfriarem você conseguira amassa-los até virarem pó facilitando o preparo.

3 comentários:

  1. Eu AMO risotto! Assim entao bem acompanhado melhor ainda!!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!
    Me ajude a tornar o Barbaridades ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu também adoro...acho que dá pra perceber pela quantidade de receitas de risoto por aqui rs Beijos

      Excluir
  2. Qual outra carne serve de acompanhamento??

    ResponderExcluir