Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 1 de junho de 2014

RISOTO DE CAMARÃO COM ASPARGOS FRESCOS

Este risoto a é a sugestão de prato principal do cardápio de inspiração italiana feito especialmente para o blog Anfitriã

O determinante para um bom risoto é a cremosidade e cozimento do arroz, que deve ser “al dente” (cozido, mas ainda resistente no centro). Para fazer um risoto cremoso, recomendo a utilização do arroz arbóreo ou carnaroli, que contém mais amido.
O grão perde amido quando em contato com a água, por isso, não lave o arroz antes de cozinhá-lo. Outra boa dica é mexer o risoto constantemente durante o preparo, pois isso fará com que o amido seja liberado.
Ingredientes frescos e um bom caldo também são essencias para deixar seu risoto mais saboroso!





Ingredientes:
  • 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 1,5 l de caldo de camarão ou legumes (preferencialmente caseiro, mas pode usar 2 cubos industrializados dissolvidos em água)*
  • 1/2 xícara de vinho branco seco (gosto de usar savignon blanc)
  • 800g de camarão limpo (se for comprar congelado, compre 1kg pois os camarões perdem peso (água) quando descongelados)
  • 10 aspargos verdes frescos (eu os cortei eles ao meio e depois em pedaços médios)
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • pimenta do reino moída
  • sal
  • salsa picada
  • queijo parmesão (uma das regras da comida italiana é não misturar frutos do mar com queijo, porém eu gosto muito de risoto com queijo, então uso)

Modo de Preparo:

Tempere os camarões com sal e pimenta do reino, e reserve. Coloque o caldo escolhido em uma panela e leve ao fogo para esquentar (mantenha-o em fogo baixo, você precisará dele quente). Em outra panela, aqueça 2 colheres de manteiga e refogue o alho e a cebola (mexa até estar bem refogado; aproximadamente uns 2 minutos). Adicione o arroz e continue mexendo por mais um minuto. Acrescente o vinho e misture bem, até perceber que o vinho evaporou. Tempere com sal e pimenta do reino (cuidado com o sal se utilizar o caldo industrializado, pois ele já é salgado). Aos poucos coloque conchas do caldo na panela (uma após a outra, misturando bem, e esperando o líquido ser absorvido antes de colocar para a próxima). Junto com a terceira concha de caldo, acrescente os aspargos. Faça este processo até o arroz ficar "al dent" (leva aproximadamente uns 15 minutos - é preciso experimentar para saber o ponto). Após colocar a última concha de caldo, adicione os camarões e continue mexendo até o caldo ser absorvido (mas não deixe o liquido secar completamente, pois seu risoto ficará ressecado) e os camarões adquirirem coloração rosada. O cozimento dos camarões é muito rápido! Cuidado para eles não ficarem "borrachudos". Por último, misture uma porção generosa de queijo parmesão e de salsa.  Desligue o fogo, acerte o sal (se precisar) e mexa o risoto vigorosamente. Sirva imediatamente.

* Nota da Brunildinha:

Os caldos caseiros são muito mais saborosos do que os industrializados. Apesar de serem mais trabalhosos, prepará-los não é difícil, e garantidamente sua receita ficará mais saborosa!
Eu geralmente preparo grandes quantidades de caldo e congelo, assim quando preciso, tenho à mão. Alguns lugares, como o empório Santa Luzia, em São Paulo, por exemplo, vendem caldos caseiros congelados.
Caso não tenha tempo de preparar um caldo caseiro, você pode usar os cubinhos industrializados, que só precisam ser dissolvidos em água.

Minha sugestão para esse risoto é o caldo de camarão, que acentua o sabor dos frutos do mar, ou o caldo de legumes, que é um pouco mais suave – e mais rápido de preparar! Para o último, não existe uma receita padrão; você pode usar os vegetais qua mais gostar.

Para facilitar, segue a receita do caldo de camarão que eu preparo, e também a de "caldo de legumes prático", site panelinha. Higienize bem os vegetais antes de utilizá-los no caldo.

Caldo de camarão: Eu comprei o camarão inteiro, separei as cabeças e cascas para o caldo, coloquei em uma panela com um pouco de azeite, e refoguei até ficarem vermelhas. Aí adicionei 2,5 litros de água, uma cebola (inteira), 1 cenoura (cortada em 3), 2 talos de salsão, 2 folhas de louro, 1 pimenta dedo de moça (inteira, se gostar de pimenta) e deixei ferver por uma hora e meia. O caldo reduziu e encorpou. Você pode adicionar os vegetais que quiser ao caldo - o único cuidado é retirar as impurezas que sobem na fervura (com uma concha raspe a espuma e jogue fora, para o caldo ficar mais límpido). Depois de coado, o caldo está pronto para ser usado.

Caldo de legumes: Em uma panela, coloque 1 cebola grande (cortada em quatro), 2 cenouras (cortadas em fatias grossas), 2 talos de salsão (cortados em fatias de 5 cm), folhas de 1 dos talos de salsão, 2 folhas de louro, 3 cravos-da-índia, 5 grãos de pimenta do reino e 2 litros de água. Leve a panela ao fogo e quando começar a ferver, diminua a intensidade e deixe a mistura cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo.

Fotos do Preparo:







7 comentários:

  1. Ok, obrigado, preciso fazer um jantar para 30 casais(60 pessoas), estou com dificuldade para encontrar aspagos frescos. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta... quanto tempo antes de servir pode ser feito, posso fazer a tarde para servir a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é servir imediatamente após o preparo. Desta maneira o risoto conserva a textura e cremosidade.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Se você utilizar arroz integral a consistência não ficará assim. O arroz especifico para risoto contem mais amido, o que favorece para esta consistência mais cremosa que o risoto tem. Se você quiser utilizar o arroz integral sugiro que prepare de outra maneira: cozinhe o arroz da maneira habitual e reserve (pode utilizar o caldo de vegetais ao invés da água para o cozimento). Em uma panela faça o refogado com a cebola, alho, temperos e o aspargo. Acrescente o camarão e doure rapidamente. Misture o arroz já cozido com estes ingredientes. Adicione o queijo (se você quiser pode colocar em uma travessa com queijo por cima e levar ao forno para gratinar). Não será um risoto, mas sim um delicioso arroz de forno.

      Excluir