Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

MINI SANDUÍCHE DE COSTELA

Esta foi uma das sugestões de receitas para receber na copa, elaboradas especialmente para o blog Anfitriã.

Esse sanduíche pode ser servido quente, em temperatura ambiente ou frio. Eu prefiro ele quente. Fica muito gostoso colocar pimenta, mas como muitas vezes temos crianças junto, sugiro que não coloquem no recheio, mas sim sirvam acompanhado de molho de pimenta para quem gostar.



Ingredientes:
  • 20 mini pães franceses
  • 3 kg de costela com osso cortados em pedaços (comprei ponta de agulha e escolhi as mais “magras”)
  • água
  • sal
  • folhas de louro
  • 2 cebolas cortadas em meia luas finas
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de limão
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • salsa (bem picada)


Modo de Preparo: Tempere a carne apenas com sal e coloque em uma panela de pressão grande. Feche a panela e leve ao fogo (a carne irá cozinhar sem líquido). Após pegar pressão, conte 30 minutos, então desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e descarte a gordura líquida que se formou (este primeiro cozimento sem o líquido serve para eliminar um pouco da gordura da costela deixando o prato mais leve), reserve os pedaços de carne e lave a panela.
Na mesma panela (agora limpa), coloque os pedaços de carne (que estavam reservados), folhas de louro, e adicione água até quase cobrir a carne (lembrando que, por segurança, a panela de pressão não deve estar mais do que 2/3 da sua capacidade cheia) e deixe novamente pegar pressão (depois que a panela começar a “chiar”, abaixe o fogo). Cozinhe na pressão por aproximadamente 45 minutos. Espere a pressão sair e abra a panela. A costela tem que ficar bem molinha e ter se desprendido do osso. Retire os pedaços da carne do líquido e desfie com ajuda de um garfo (ou com as mãos), desprezando a gordura e os ossos (essa etapa é trabalhosa, mas essencial para um recheio gostoso).
Leve uma panela ao fogo, coloque manteiga, e refogue a cebola e o alho por alguns minutos. Adicione a carne (totalmente desfiada e livre de gordura) e misture bem. Coloque a salsa picada e o limão, e misture novamente. Experimente e acerte o sal, se precisar.
Corte os pães ao meio, retire o miolo e preencha com o recheio (bem generoso). O recheio pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira, podendo ser colocado no pão na hora de servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário