Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 1 de junho de 2014

ABOBRINHA RECHEADA COM TOMATE SECO, GORGONZOLA E MANJERICÃO

Esta abobrinha recheada é a sugestão de entrada do cardápio vegetariano de inspiração italiana feito especialmente para o blog Anfitriã

Esta entrada é muito saborosa. A abobrinha fica macia e o seu sabor delicado fica em harmonia com o gosto forte do queijo Gorgonzola, o leve adocicado do tomate seco e o perfume do manjericão. Tudo isso regado com um bom azeite de oliva extra virgem.



Ingredientes:
  • 4 abobrinhas italianas (prefira as médias e de formato mais regular, isto fará com que a entrada fique mais bonita)
  • 100g de Gorgonzola (bem picados)
  •  8 tomates secos (bem picados)
  • Manjericão a gosto (reserve algumas folhinhas para decorar)
  • Queijo Grana Padano ralado (pode ser substituído por Parmesão)
  • Azeite
  • Pimenta do reino (preferencialmente moída na hora)
  • Sal

Modo de Preparo:

Corte uma das extremidades das abobrinhas e, com o auxilio de um furador (utensílio normalmente utilizado para retirar sementes de frutas e vegetais) e de uma colher pequena, remova o miolo de cada uma. Pela praticidade, comprei as abobrinhas já sem o miolo (você encontra assim em alguns supermercados). Quando estiverem ocas por dentro, tempere (por dentro e fora) com sal e pimenta do reino.

Faça o recheio misturando o queijo Gorgonzola com os tomates secos picados e folhas de manjericão, e coloque dentro das abobrinhas. Pincele azeite por fora das abobrinhas e disponha-as em uma assadeira forrada com papel laminado (o papel laminado deve ser grande o suficiente para envolver as abobrinhas). Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Retire quando as abobrinhas estiverem macias (quando é possível espetar um garfo e retirá-lo sem resistência). Então corte cada abobrinha em três fatias grossas e arrume-as em um prato. Polvilhe o queijo Grana padano, regue com azeite e enfeite com manjericão.


Nota da Brunildinha:

Outra maneira de preparar esta entrada é fazer rolinhos de abobrinha. Você precisará de duas abobrinhas bem grandes. Corte-a em fatias finas pelo comprimento e leve ao forno com azeite e sal, por uns 15 minutos. Retire as fatias do forno, coloque um pouco do recheio em uma das pontas e enrole. Isso formará rolinhos deliciosos.

Fotos do Preparo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário