Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

SALADA COM FIGOS E QUEIJO DE CABRA

Esta salada foi a sugestão de entrada para o cardápio do dia das mães preparado especialmente para o blog Anfitriã.

Salada leve, diferente, e com uma apresentação linda! Para acompanhar, temos a opção de dois molhos. O primeiro preparado com mel e mostarda Dijon, e o segundo de vinagre balsâmico e azeite. Eu, particularmente, gosto de colocar os dois por cima da salada, acho que se complementam, mas cada um pode eleger o seu preferido. As folhas podem ser substituídas pelas que gostarem, mas tentem utilizar cores diferentes, para a salada ficar mais bonita. Quando servi, todos adoraram…e vocês o que acharam?





Ingredientes:

Salada
  • folhas de alface (utilizei 2 pés de mini alface romana, a versão mini fica mais delicada na montagem)
  • folhas de radicchio roxo (utilizei 8 folhas rasgadas)
  • agrião (utilizei 180g de mini agrião)
  • 8 figos (cortados em 4)


Molho de mostarda Dijon e mel
  • 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
  • 1 colher (sobremesa) de mel (utilizei de flores de laranjeira)
  • 4 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem


Molho de azeite e vinagre balsâmico
  • redução de vinagre balsâmico (comprei pronto, mas quem quiser pode preparar a redução em casa*)
  • azeite de oliva extra virgem
  • pimenta do reino
  • sal


Modo de Preparo:

Comece pelo preparo dos molhos. Em um bowl misture a mostarda, o mel e o azeite. Prove e ajuste a quantidade dos ingredientes de acordo com o seu gosto.
Para o molho de vinagre balsâmico e azeite, misture o vinagre e o azeite em um bowl – para melhor resultado, utilize um fouet. A regra é utilizar 3 partes de gordura (azeite) para 1 parte de ácido (vinagre balsâmico). Quando estiver bem homogêneo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Lave bem todas as folhas (gosto de deixar de molho em água com gotas de vinagre), e depois as seque bem (eu utilizo uma centrifuga de folhas, acho muito prática). Em um recipiente grande, de preferência raso, faça uma camada com as folhas de alface,  coloque outra camada, destas vez com as folhas de radicchio rasgadas (coloque-as espaçadas deixando o alface a mostra) e no centro arrume um montinho com o mini agrião. Acrescente o queijo de cabra e reserve. Em uma frigideira, coloque os pedaços de figo e deixe que eles caramelizem levemente (no próprio açúcar da fruta). Retire-os do fogo, e adicione no topo da salada.
 Misture novamente os dois molhos antes de servir.


Nota da Brunildinha:

Para preparar a redução de balsâmico em casa, leve uma panela com 1 xícara de vinagre balsâmico ao fogo e deixe ferver até reduzir. A redução deve ficar em ponto de fio.

Para ver fotos do passo a passo, veja o post completo no blog Anfitriã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário