Esta foi uma das sugestões de receitas para receber na copa, elaboradas especialmente para o blog Anfitriã.
Utilizei tomatinhos grape amarelos, mas pode ser feito com qualquer tomate (inclusive já postei uma receita com tomates e molho pesto "abrasileirado"). A burrata comprei da marca La bufalina e na minha opinião é a melhor, super cremosa. O molho pesto sirva acompanhada de pães/torradas.
Ingredientes:
- 1 burrata
- tomatinhos grape amarelos
- azeite
- sal
- 2 maços grandes de manjericão (utilize o italiano, aquele com folhas largas)
- 4 colheres (sopa) de queijo Parmigiano Reggiano ralado fino (ou parmesão)
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de pinoli triturado (utilize o liquidificador ou mixer)
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de Preparo:
Corte os tomates ao meio e tempere com azeite e sal. Prepare o molho pesto da seguinte maneira: em um pilão (pode ser substituído por liquidificador, mas não fica igual) coloque o alho e uma pitada de sal e soque (faça movimentos circulares) até formar uma pasta. Adicione as folhas (apenas as folhas, já lavadas e secas) de manjericão e amasse-as devagar até formar uma pasta verde intensa. Acrescente o pinoli, o queijo e o azeite (as 6 colheres) aos poucos. Continue amassando bem no pilão e se precisar, coloque mais azeite até atingir a consistência desejada.
Em um prato, coloque a burrata no centro e adicione os tomatinhos temperados em volta. Por cima da burrata coloque o molho pesto. Deixe o resto do molho em uma molheira, para que as pessoas coloquem por cima a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário