Estou em Araraquara na casa dos meus pais e preparei este filé para o almoço de hoje. Todos gostaram muito da combinação. O molho ficou muito saboroso e aromático (adoro o perfume do alecrim). Preparei escalopes de mais ou menos 2 cm de espessura, mas ficaria igualmente bom com medalhões ou até para acompanhar um rosbife. Preparei 8 escalopes (calculei 2 por pessoa) e servi com arroz branco e batata palha caseira.
- escalopes de filé mignon
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- sal
- pimenta do reino
- 1/2 cebola pequena (bem picada)
- 1 e 1/2 de xícara de água
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 4 ramos de alecrim fresco
- 1/2 xícara de amêndoas em lâminas
Modo de Preparo:
Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino. Leve uma frigideira grande ao fogo, quando estiver bem quente (precisa estar muito quente para os escalopes não juntarem água) acrescente 1 colher de manteiga e espere derreter. Coloque os escalopes e doure dos dois lados. Quando estiverem dourados, retire-os e reserve. Na mesma frigideira acrescente 1 colher de manteiga e a cebola, refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione 1 xícara de água e raspe com uma colher de pau o fundo (este processo chama-se deglacear e faz com que os sabores "presos" no fundo da frigideira se liberem). Coloque o alecrim e as amêndoas e deixe ferver. Dissolva o amido de milho em 1/2 xícara de água e coloque esta mistura na frigideira (caso queira mais molho, adicione mais água). Prove e acerte o sal e a pimenta do reino. Quando o molho engrossar, volte os escalopes para a frigideira para aquecer e sirva em seguida.
fiz essa carne, e ficou demais! combinou muito as amendoas! adorei!!
ResponderExcluirCarlinha essa combinação de alecrim e amêndoas é uma delicia. Você pode usá-la também no arroz, ou como molho para macarrão.
Excluir