Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sábado, 27 de setembro de 2014

CAMARÃO AO MOLHO THERMIDOR

O molhor Thermidor é um componente importante do famoso prato "Lagosta à Thermidor". Apesar de o nome impressionar, o preparo do molho é bem simples. Combina muito bem com crustáceos. Fica tão gostoso que é sucesso garantido.



Ingredientes:

500g de camarão (nesta receita os maiores ficam melhor)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena (bem picada)
100ml de vinho branco seco
300ml de caldo de peixe*
100ml de creme de leite fresco
1/2 limão (suco)
1 colher (chá) de mostarda (inglesa ou dijon)
salsa picada
pimenta do reino
sal


Modo de Preparo:
Tempere os camarões com um pouco de sal e pimenta do reino. Aqueça bem 1 panela, coloque 1 colher de manteiga e os camarões (aos poucos). Deixe um minuto de um lado, vire-os e deixe mais um minuto. Retire e reserve. Na mesma panela coloque a cebola (se precisar, adicione um pouco mais de manteiga) e refogue por alguns minutos. Junte o vinho e raspe bem o fundo da panela para liberar o sabor. Coloque o caldo de peixe e deixe ferver até reduzir bem (deve ficar 1/3 do volume original). Coloque o creme de leite, a mostarda e o limão. Deixe no fogo, mexendo constantemente, até engrossar. Coloque a salsa e acerte o sal. Adicione os camarões no molho e deixe 2-3 minutos. Sirva em seguida.

* Nota da Brunildinha:

O caldo de peixe é um ingrediente chave nesta receita e deve ser de boa qualidade. Prefira sempre caldos caseiros (se alguem não souber como fazer, me avise que coloco uma receita). Quem for de São Paulo, os caldos caseiros congelados da Casa Santa Luzia são bons, na pressa vale a pena.


4 comentários:

  1. Adorei. Vai virar jantar do dia dos namorados S2

    ResponderExcluir
  2. Já fiz sua receita 3 vezes. Vou agora pra quarta. Sucesso incrível. Muito obrigado! Achei muito melhor com requeijão em vez de creme de leite fresco e acrescentei manga por influência de um amigo, mas a manga não sei se agrega mto, tão pouco que mal se percebe.

    ResponderExcluir
  3. Fiz a receita e gostei muito, não coloquei o caldo de peixe, mas ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente lindo o prato. Q visual lindo amei

    ResponderExcluir