Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CURRY VERDE TAILANDÊS

Este não é o primeiro post com curry tailandês, no primeiro mês do blog preparei o camarão ao curry thai, a pasta de curry utilizada foi a amarela e hoje para mudar um pouco, usei a verde.
Para quem não conhece, o curry tailandês é bem diferente do indiano (que sendo bem sincera não agrada o meu paladar) e pode ser classificado em três tipos: amarelo, vermelho e verde. Eles diferem em relação ao sabor (apesar de uma base semelhante, cada um deles leva temperos específicos) que conferem aromas e sabores que os diferencia dos demais, além de a picancia também variar. O verde é considerado o mais picante, pois utiliza pimentas verdes frescas em sua composição.
Para facilitar, comprei a pasta verde no bairro da Liberdade em São Paulo, mas é possível prepará-la. Os outros ingredientes orientais também foram comprados lá.
Esta receita foi adaptada do livro "como cozinhar sem receita", escrito por Christian Glynn. Utilizei camarões, mas pode utilizar frango. O acompanhamento perfeito para este prato é o arroz jasmin, feito da maneira tradicional, sem tempero. Rende de 4 a 6 porções.
Ah, se você não gostar de pratos muito picantes, diminua a quantidade da pasta de curry para 1 colher e meia e não utilize as pimentas.



Ingredientes:
  • 8 colheres (sopa) de creme de coco
  • 3 colheres (sopa) de pasta de curry verde
  • 450ml de leite de coco
  • 2 folhas de limão kaffir
  • 1 colher (sopa) de nam plá
  • 1 colher (chá) de açúcar de palma 
  • 800g de shitake cortado 
  • 500g de camarões limpos 
  • 12 folhas grandes de manjericão tailandês fresco
  • 1 pimenta dedo de moça, sem sementes picadas.


Modo de Preparo:

Coloque o creme de coco em uma panela, leve ao fogo e mexa até que ele adquira um brilho oleoso. Reserve duas colheres e acrescente a pasta de curry ao restante do creme de coco. Mexa por aproximadamente 3 minutos. Adicione o leite de coco, as folhas de limão kaffir, o nam pla e o açúcar. Assim que a mistura ferver coloque o shitake. Espere alguns minutos, mexendo constantemente e acrescente os camarões. Assim que os camarões estiverem no ponto (é bem rápido) adicione o manjericão e as pimentas. Misture bem. Por último, misture o creme de coco reservado e sirva imediatamente.

2 comentários:

  1. Que saudade de curry verde! Eu comia um fried rice de curry verde em Bangkok que era mara! Mas é muita pimenta!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comida Thai é tudo de bom!!! Mas realmente o nivel de pimenta da autentica é demais para mim!!!

      Excluir