Receita fácil e que fica muito gostosa. Servi acompanhado de risoto de alho poró com uvas passas (receita no próximo post) e vegetais assados no forno. Esse método de assar o rosbife, aprendi no livro "cozinha de estar" da Rita Lobo e na minha opinião é a melhor maneira de fazer um filé mignon no forno. Ela explica que nos primeiros 20 minutos a carne deve ser assada no forno pré-aquecido no máximo (para que a carne sele, evitando que o liquido escorra dela), após esse tempo a temperatura deve ser baixada para 180 graus, e a carne deve assar até atingir o ponto desejado. Normalmente o rosbife é servido com o interior bem rosa, mas como meu marido não gosta de carne mal passada, eu deixei um pouquinho mais. Outro segredinho que a Rita ensina: após tirar o filé mignon do forno, é bom deixá-lo por uns 15 minutos enrolado no papel alumínio (isso ajuda a deixar a carne mais suculenta). Você pode servir com o molho de sua preferência, hoje eu escolhi fazer de cogumelos.
Ingredientes:
Rosbife
- 1 peça de filé mignon (extra limpa, descartar as pontas, deixando só a parte central, com a mesma espessura. A minha tinha 900g)
- mostarda (o suficiente para besuntar a peça inteira, é bastante. Eu utilizei mostarda de dijon com pimenta).
Molho de cogumelos
- 250g de cogumelo paris (cortados ao meio)
- 1 xícara de vinho branco
- 1/2 tablete de caldo de carne (não gosto muito de utilizar, mas na falta do caldo caseiro, ele "quebra o galho")
- 1 xícara de água
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1 colher (chá) maisena (opcional, se você gostar de molho mais consistente, use)
- pimenta do reino
- sal
Modo de preparo:
Rosbife: Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. Em uma assadeira, coloque a peça de filé mignon (eu amarrei com barbante, para ela manter o formato redondo), besunte todos os lados com a mostarda e leve ao forno por 20 minutos. Após esse tempo, abaixe a temperatura do forno para 180 graus e deixe até a carne atingir o ponto desejado (a minha ficou mais 40 minutos). Retire a carne da assadeira e enrole no papel alumínio. Deixe descansando enquanto você faz o molho.
Molho de cogumelos: Coloque a assadeira em que você assou a carne na boca do fogão e com o fogo ligado, adicione o vinho (raspe bem com uma colher de pau, para o sabor se desprender da assadeira. Coe esse liquido. Em uma panela, acrescente a manteiga e os cogumelos. Refogue por alguns minutos e acrescente o liquido coado. Adicione o caldo de carne dissolvido na água e mexa bem. Espere ferver. Tempere com pimenta do reino e acerte o sal, se precisar. Se quiser um molho mais consistente, adicione a maisena dissolvida em um pouco de água e mexa bem para não empelotar. Após alguns minutos o molho engrossará e está pronto.
Montagem:
Corte a carne em fatias (finas ou grossas, de acordo com a sua preferência) e regue com o molho. Sirva em seguida.
eu querooo
ResponderExcluirdeve ser muito bom
ResponderExcluirVou fazer e depois comento.Obrigada.
ResponderExcluir