Este cuscuz é uma receita da minha avó Luiza, ela sempre o preparava. Apesar de fazer vários anos, eu ainda me lembrava perfeitamente do sabor. Nunca fui fã do cuscuz paulista, mas este é diferente: é servido quente, e como o nome diz, é mole. Eu nunca havia preparado porque não tinha a receita, mas desde que a minha tia Valéria me deu uma cópia do caderno da minha avó (ela tem o original) eu tenho feito várias receitas como esta: com sabor de infância.
Preparei meia receita, mas escrevo a receita inteira para vocês. Essas receitas antigas não têm a quantidade de alguns ingredientes especificada, então eu coloquei o quanto utilizei, mas fique a vontade para mudar as quantidades.
Ingredientes:
- 2 peitos de frango ou 1 frango inteiro
- 1 xícara de óleo vegetal (usei de canola)
- 1 cebola ralada
- 3 dentes de alho amassados
- 8 tomates picados (sem pele e sem sementes)
- azeitonas (utilizei 10 unidades, sem caroço, picadas)
- 1 folha de louro
- ervilha (usei 1/2 xícara)
- milho (usei 1/2 xícara)
- palmito (usei 1 xícara)
- cheiro verde (usei 1/2 xícara)
- pimenta (usei 1 dedo de moça picada)
- sal
- 1 colher de farinha de rosca
- 1 colher de farinha de mandioca
- farinha de milho, até dar o ponto
Modo de Preparo:
Cozinhe o frango com água e sal. Quando estiver cozido, desfie-o e reserve 2 copos grandes (utilizei copos de 350ml) da água do cozimento.
Coloque uma panela no fogo e adicione 1 xícara de óleo e em seguida acrescente a cebola e o alho. Deixe dourar (cuidado para não queimar), coloque o frango e refogue um pouco. Adicione o tomate, refogue mais um pouco e acrescente a água do cozimento. Deixe cozinhar por alguns minutos e coloque azeitona, louro, ervilha, milho, palmito e cheiro verde. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Na hora de servir, coloque a farinha de rosca e de mandioca e mexa bem. Adicione a farinha de milho até chegar na consistência desejada, porém não deixe ficar duro. Desligue a panela e está pronto. Sirva com arroz branco.
que saudades!!!
ResponderExcluir