Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

TIRAMISU

Tiramisu é uma sobremesa tipica da Itália. Permite diversas variações, mas basicamente é preparada com camadas de pão de ló (substituído muitas vezes por bolachas) embebidas em café e entremeadas por um creme branco, cuja base é o queijo mascarpone (tipico da Itália também). Esta receita é do meu conterrâneo, Chico Olive, que ensina receitas deliciosas em seu programa Espaço Ulive (infelizmente passa apenas em Araraquara e região). A receita é fácil de fazer e fica muito gostosa.




Ingredientes:

  • 500ml de creme de leite fresco (precisa estar gelado antes do uso)
  • 4 colheres (chá) de açúcar
  • 500g de queijo mascarpone (se não tiver, substitua por cream cheese, mas o sabor muda)
  • 1 xícara (chá) de café preparado bem forte (precisa estar gelado antes do uso)
  • 1 pacote de bolacha champagne 
  • cacau em pó (para polvilhar)

Modo de Preparo:

Adicione o creme de leite fresco, junte o açúcar e bate até o ponto de chantilly. Acrescente então o queijo mascarpone e misture delicadamente, até ficar homogêneo. Adicione 2 colheres (sopa) de café neste creme e misture novamente. 
Quebre as bolachas em pedaços grandes (se for utilizar uma travessa grande para a montagem, não será necessário quebrar as bolachas), passe um dos lados dela no café e faça uma camada nos potes onde for servir. Cubra com um pouco do creme e novamente coloque a camada de bolachas (molhadas no café). Faça uma última camada com o creme e polvilhe cacau em pó por cima. Leve a geladeira.















Um comentário: