Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BACALHOADA DA SIMONE

Até o ano passado eu não era muito fã de bacalhau, mas como o meu marido adora eu comecei a preparar em casa e aos poucos fui me acostumando com o sabor. Esta receita quem me ensinou foi a Simone, ela trabalha aqui em casa há um ano e me dá várias dicas boas de cozinha. As quantidades utilizadas foram pra 2 pessoas.


Ingredientes:

  • 2 postas altas de bacalhau dessalgadas* (comprei do porto)
  • 2 batatas (cortadas em rodelas)
  • 1/2 xícara de azeitonas pretas (tirei os caroços)
  • 1/2 pimentão vermelho (cortado em tiras)
  • 1/2 pimentão amarelo (cortado em tiras)
  • 1 cebola roxa (cortada em rodelas)
  • fatias de queijo mussarela para cobrir
  • água (o suficiente para cobrir as postas de bacalhau)
  • azeite



Modo de Preparo:

Em uma panela coloque as postas de bacalhau e as batatas e cubra com água, coloque no fogo e deixe mais ou menos 10 minutos (se perceber que as batatas estão ficando muito moles, desligue antes. Elas não devem ficar muito cozidas, pois ainda irão ao forno). Retire as batatas e as postas da água e na mesma panela coloque o pimentão (apenas para pegar um pouco o gosto do bacalhau). É um processo rápido: apenas colocar e tirar. 



Montagem:

Em um refratário coloque um pouco de azeite e faça camadas de batata, cebola, azeitona, pimentão e bacalhau (faça camadas até os ingredientes acabarem), regue tudo com azeite e cubra com mussarela. Leve ao forno médio (180 graus), até perceber que as batatas estão cozidas e o queijo derretido. 


Nota da Brunildinha:

Não foi necessário colocar sal, pois o bacalhau já continha um pouco. Na hora de dessalgá-lo eu parei em um ponto em que o sal dele estava bom para o meu gosto. É necessário provar para saber o ponto correto.

Para dessalgar o bacalhau, lave-o para retirar o excesso de sal, a pele e as espinhas. Se necessário corte-o para ficar do tamanho desejado. Coloque os pedaços em uma travessa grande com bastante água gelada (para uma parte de bacalhau usar 2 partes de água, pois o bacalhau irá aumentar de tamanho quando estiver hidratado). Mantenha a travessa na geladeira e troque a água 3 vezes ao dia. O tempo da dessalga depende da altura da posta. Li sobre uma regra que falava de 24 horas de molho para cada cm de posta. Eu sempre deixo 1 dia e experimento um pedacinho para ver se está bom, vou controlando até ficar em um ponto onde o sal esta ok para o meu gosto. Quando estiver ok, retire da geladeira e escorra a água.


Um comentário: