Sobre o Blog

Este é um blog despretensioso, criado após muita insistência da minha irmã, para que eu registrasse as minhas receitas e compartilhasse com ela. Ela criou e nomeou o blog, utilizando a forma como me chama: Brunildinha. Este é um espaço onde compartilho minhas receitas, não só com ela, mas com todos vocês!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

GELADINHO DE ABACAXI COM HORTELÃ

Esta foi uma das sugestões de receitas para receber na copa, elaboradas especialmente para o blog Anfitriã.

Esta receita é da minha querida avó Luiza, que sempre a preparava quando íamos visitá-la. Eu adaptei algumas quantidades e servi em mini copos decorados com hortelã. Achei que dessa forma ficou bem delicado, mas claro, pode servir em uma travessa grande também.





Ingredientes:
  • 1 abacaxi grande ou 2 menores (eu utilizei 2 da variedade favo de mel, eles são menores, mais doces  e bem menos ácidos)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (a receita original pede 1,5 xícara de açúcar refinado, mas como o abacaxi que usei estava bem doce diminui muito a quantidade, e para o meu gosto ficou ótimo. Experimente para deixar adoçado de acordo com o seu gosto)
  • 2 pacotes de gelatina sabor abacaxi
  • 1 litro de água
  • 500ml de creme de leite fresco ou 2 caixinhas de creme de leite
  • folhas de hortelã

Modo de Preparo: 

Descasque e pique o abacaxi em cubinhos (descarte o talo). Transfira os cubinhos para uma panela com o açúcar e mexa por alguns minutos. Coloque a água e deixe ferver por meia hora (a água irá reduzir bastante, devendo restar aproximadamente metade), quando retirar do fogo, espere alguns minutos para a temperatura baixar e adicione as gelatinas misturando bem para dissolvê-las. Quando estiver frio coloque o creme de leite, misture bem. Transfira para copinhos ou para uma travessa grande e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Decore com folhas de hortelã.

2 comentários: